domingo, 6 de novembro de 2011

CALANGO

Um calango da espécie Tropidurus oreadicus
O termo calango se refere a alguns lagartos, como os da família dos teídeos ou da família Tropiduridae, principalmente os de pequeno porte, Cnemidophorus, Tropidurus e outros que vivem geralmente no solo, na terra ou em pedreiras, alimentando-se de alguns artrópodes.
Algumas espécies de calangos:

  • Tropidurus oreadicus
  • Tropidurus torquatus
  • Tropidurus itambere

Descrição

Como o termo Calango é popular e não científico, abrange mais de uma espécie de réptil, porém em comum estas criaturas descritas como calangos são pequenos lagartos que podem chegar até 30 cm de comprimento e não são agressivos.


Comportamento

Lagarto Calango sobre um costão rochoso
Quando ameaçados procuram se esconder em alguma fenda ou buraco, e quando capturados ficam imóveis como se estivessem mortos. Para que ocorra o aparecimento dessas espécies o ambiente precisa apresentar algumas características. Costumam aparecer em áreas com pouco movimento de pessoas, com madeira, concreto ou rochas para que se camuflem, escalem e tomem sol. Sempre estão próximos de alguma fenda ou perto de locais que atraiam insetos e outros artrópodes, como lâmpadas e vegetais. São também muito confundidos com lagartixas (geckos), apesar de serem muito maiores que a lagartixa caseira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário