quarta-feira, 16 de novembro de 2011

T-REX era mais pesado do que se pensava

São Paulo- Uma equipe internacional de cientistas uniu esforços para recalcular o peso de uma das mais fascinantes (e populares) criaturas da pré-história: o T-Rex.
Os resultados mostraram que o gigante carnívoro que viveu há cerca de 65 milhões de anos não só era mais pesado do que se imaginava, como crescia muito mais rapidamente.
Os pesquisadores liderados pelo professor John R. Hutchinson, do Royal Veterinary College da Inglaterra, e pelo  Dr. Peter Makovicky , do Museu Field, nos Estados Unidos, utilizaram scanners de laser 3D para analisar os mais completos esqueletos de tiranossauro já encontrados.
A técnica permitiu uma precisão muito maior do que os métodos anteriormente usados, que confiavam em modelos, equações e comparações da quantidade de músculos ao redor dos ossos em outros animais.
A conclusão é a de que os T-Rex crescem duas vezes mais rápido do que se pensava – os bebês de 10 kg ganham cerca de 1790 kg por ano durante a fase de desenvolvimento, chegando a pesar entre 7 e 9 toneladas. Este número é um aumento considerável da estimativa anterior de no máximo 5 a 7 toneladas nos adultos.
Outra conclusão do estudo é a de que, conforme crescia, o T-Rex ficava cada vez mais devagar. Isso porque seu torso ficava mais pesado  e os membros permaneciam mais curtos, mudando o centro de equilíbrio para frente.
Os maiores músculos do T-Rex estavam na cauda e no quadril; já as pernas (especialmente a parte de baixo delas) possuíam menos músculos, proporcionalmente, do que a dos pássaros de hoje. Essa fraqueza explicaria porque o animal não corria – fazendo entre 17h e 40 km/h, no máximo.
Os resultados da pesquisa foram publicados gratuitamente na revista PLoS One.

No modelo elaborado pelos pesquisadores, percebe-se a diferença entre a distribuição dos músculos e a proporção dos membros entre um T-Rex jovem e um adulto, com mais de 17 anos. Um humano aparece na imagem como forma de comparação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário