quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Como o camaleão muda de cor?

O segredo deste réptil, que, dependendo da espécie, pode assumir tons tão variados, como verde, rosa, azul, amarelo, vermelho, marrom ou preto, são células especiais - os cromatóforos -, que possuem pigmentos coloridos. Situadas logo abaixo da camada mais externa da pele, elas se dividem em quatro partes (leia o infográfico acima). A troca de cor acontece porque os cromatóforos respondem a estímulos do sistema nervoso autônomo do animal, que transmite diferenças na luminosidade e na temperatura e emoções, como o medo. Em cada caso, os grânulos que compõem cada camada se reúnem no centro da célula, tornando-a transparente, ou se dispersam por ela, deixando-a com sua tonalidade característica. Daí surgem as combinações de cores. Se os pigmentos amarelos e os que refletem o azul estiverem espalhados, o resultado será um bicho com pele verde, como o da foto.

1. As células que dão o colorido ao camaleão são chamadas de cromatóforos e possuem quatro camadas, cada uma com grãos de pigmentos diferentes. A concentração desses grãos é regulada por hormônios transportados pela corrente sanguínea.

2. Em cada camada, os pigmentos ficam numa membrana elástica. Quando ela se expande, os pigmentos se espalham, trazendo o colorido. Quando se contrai, os grãos se agrupam e o resultado é a transparência. A aparência final vem da combinação das tonalidades das camadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário