quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Paleontólogos encontram fóssil de dinossauro com apenas uma garra

Vestígios de animal foram encontrados na Mongólia Interior, na China.
Espécie teria o tamanho de um papagaio.
 
Uma equipe internacional de cientistas descobriu um fóssil de um dinossauro com apenas uma garra perto da cidade de Linhe, na Mongólia Interior, região no norte da China. O achado foi divulgado nesta segunda-feira (24) na versão digital da publicação científica "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS).
Os paleontólogos nomearam a espécie como Linhenykus monodactylus. O animal foi encontrado em rochas do Cretáceo tardio do país, formadas entre 85 milhões e 74 milhões de anos atrás. Com o tamanho de um papagaio, o organismo era carnívoro e pertence a um grupo conhecido como tetrápodes, vertebrados que usam quatro membros para locomoção.
Dino garra 1
Ilustração mostra como seria o 'Linhenykus monodactylus'. (Crédito: Julius T. Csotonyi)
Até a publicação da pesquisa, haviam sido desenterrados ossos da coluna vertebral, das patas dianteiras e da região pélvica do fóssil.
A maior parte dos tetrápodes possui três garras em cada membro. No caso de dinossauros similares ao Linhenykus, duas delas são normalmente encontradas retraídas, apenas como pequenos resquícios dos "dedos".
Para um dos autores do estudo, o professor Michael Pittman, da College University de Londres, o exemplo da espécie descoberta na Mongólia Interior exemplifica como são complexas as modificações sofridas pelos tetrápodes no decorrer da evolução animal. A variedade vai desde cinco garras nos animais mais primitivos do grupo até duas, como no caso de tiranossauros.
O Linhenykus é a única espécie conhecida de dinossauro com apenas uma garra, que pode ter sido usada no passado para cavar a terra em busca de insetos.

Fonte: Portal G1
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário