quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Encontrado fóssil de dinossauro 98% completo

Fóssil: o carnívoro, um filhote de apenas um ano, está 98% completo
São Paulo- Uma descoberta revelada na semana passada vem movimentando o mundo da paleontologia: pesquisadores alemães anunciaram o mais completo fóssil de dinossauro já achado na Europa.
O pequeno animal, um filhote de não mais de um ano, viveu há 135 milhões de anos e está 98% completo – um feito incrível quando se trata de fósseis de Terápodes, os dinossauros carnívoros que englobam espécies como o T-Rex.
Além disso, o esqueleto possui ainda vestígios de pele e de protopenas – uma característica já encontrada em outros fósseis e que dá força à tese de que os pássaros modernos são descendentes de dinossauros.
O animal foi encontrado por uma equipe liderada pelo Dr. Oliver Rauhut, curador da “Bavarian Paleontological and Geological Collections”, da Alemanha. O fóssil estava no estado da Bavária, mas o local exato não foi revelado. 
Vestígios de Terápodes normalmente são raros e fragmentados. Os tiranossauros mais bem preservados, por exemplo, possuem apenas 80% do corpo. O fato deste exemplar possuir 98% de seu corpo é, portanto, um grande feito – especialmente pro se tratar de um filhote. O estudo desses jovens carnívoros pode fornecer não apenas dados sobre a biologia do grupo, mas também ajudar a entender os mecanismos  evolutivos dessas espécies. 
Acredita-se que os dinossauros ocupavam diferentes nichos em diferentes fases da vida – com filhotes se comportando e se alimentando de forma diferente dos adultos (algo que teria ajudado as espécies a prosperar).
Não foram divulgados dados técnicos do fóssil, mas ele estará exposto até 28 de outubro no Munich Show (em Munique, Alemanha), antes de ser alocado em um museu.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/encontrado-fossil-de-dinossauro-98-completo-17102011-22.shl

Nenhum comentário:

Postar um comentário