quinta-feira, 19 de maio de 2011

MINHOCUÇU - tão comprida quanto uma serpente

dekamimi4 fortianismo 
dekamimi5 fortianismo 
dekamimi6 fortianismo 
dekamimi7 fortianismo dekamimi8 fortianismo dekamimi9 fortianismo 
dekamimi10 fortianismo dekamimi11 fortianismo 
dekamimi12 fortianismo dekamimi13 fortianismo dekamimi1 fortianismo 
dekamimi2 fortianismo 
dekamimi3 fortianismo

O Minhocuçu (Rhinodrilus e Glossoscolex spp) no Brasil pode ultrapassar facilmente meio metro de tamanho e quase dois centímetros de diâmetro.
E não é de longe o oligoqueto (vulgo minhoca) recordista em tamanho.
A família Microchaetidae de minhocas que vivem na África do Sul é um grupo em que todas as espécies possuem mais de um metro de comprimento. E este não é um rumor criptozoológico: exemplares de tal comprimento foram devidamente registrados já há mais de um século.
E mesmo elas não são as campeãs. O título vai para a família Megascolecidae da Austrália. O recorde: 2,1 metros em 24mm de diâmetro.
As minhocas nas imagens parecem ter até 1 metro de tamanho, plenamente compatíveis com as dimensões registradas para as espécies recordistas que comentamos.
Minhocas gigantes são inofensivas, mas talvez por sua simples aparência podem ter motivado todo tipo de boatos e lendas mesmo em locais onde não se encontram anelídeos avantajados.
A lenda mais curiosa não é exatamente de uma minhoca, mas de um verme, em particular, o Verme-da-Mongólia, de pouco mais de um metro de tamanho, capaz de lançar um jato de veneno ou disparar correntes elétricas que matariam suas vítimas instantaneamente:

olgoi horkhoi fortianismo 

No Brasil também há a lenda do Minhocão, que poderia ser tanto uma minhoca, verme ou cobra gigante de até 25 metros. Como o Verme da Mongólia, são apenas lendas, e muito pouco plausíveis.
As minhocas de até dois metros que de fato existem já devem provocar o misto de repulsa e fascinação mas do que apropriado. Não fazem mal a ninguém, e algumas como o Minhocuçu servem tão bem como isca que andam em perigo.

Fonte: http://www.ceticismoaberto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário