terça-feira, 17 de maio de 2011

Devoniano

De 417 milhões à 354 milhões de anos atrás 
 
Durante o Devoniano, havia três massas continentais principais: a América do Norte e a Europa se posicionaram junto e próximo do equador, muito da terra atual encontra-se debaixo de mares; para o norte uma porção da Sibéria moderna; e um continente composto pela América do Sul, África, Antártica, Índia e Austrália dominava o hemisfério meridional.
Foi também durante o Devoniano que dois grupos de animais colonizaram a terra. Os primeiros tetrapodes ou vertebrados que vivem no continente, apareceram durante o Devoniano, como o primeiro artrópode terrestre, incluindo os insetos e os aracnídeos primitivos. Nos oceanos, floresceram braquiópodes, crinoides e outros equiodermas tubulares, corais rugosos e ammonites também eram comuns. Novas espécies de peixes apareceram, iclusive o peixe com pata.

Nesse período surgem peixes encouraçados, os placodermos, os quais aterrorizam os oceanos até o surgimento dos tubarões os quais dominaram os oceanos e estão por ai até hoje, surgem também os primeiros peixes ósseos e ocorre um enorme desenvolvimento dos insetos que continuam a colonizar os ambientes terrestres, atingindo uma gama enorme de espécies e tamanhos nunca antes atingidos por criaturas terrestres.
O Rhynie Chert na Escócia é um depósito de idade Devoniano que contém fósseis de Zosterophyllophytes e Trimerophytes, as duas linhas principais de plantas vasculares. Isto indica a priori que no início do Devoniano, as primeiras radiações de plantas já tinham acontecido.
A vegetação do Neo-Devoniano consistiu principalmente em plantas pequenas, sendo a mais alta com apenas um metro. Ao final do Devoniano, samambaias, hortaliças e também spermatophytes que tinham aparecido produzindo as primeiras árvores e as primeiras florestas. 


Grandes peixes da época: 


Dinichthys                                                           Dunkleosteus
Viveu há 400 milhões de anos atrás                          Viveu há 400 milhões de anos atrás
         
 
Coccosteus
Viveu há 400 milhões de anos atrás 
 
 
 
 

Fonte: http://www.astrodinohomepage.xpg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário