quarta-feira, 11 de maio de 2011

Dinossauros - Período Cretáceo

Os climas quentes e úmidos que se desenvolveu no Jurássico continuou no período cretáceo, permitindo que os dinossauros e outros répteis para continuar a evoluir novas formas como as mais velhas se tornaram extintas. Alguns grupos, como os saurópodes gigantes tornaram-se menos proeminentes, mas muitos outros floresceram até a extinção em massa no final da época. Enquanto isso, o supercontinents da Laurásia e Gondwana estavam surgindo e níveis muito alto mar inundadas muitas áreas continentais que estão agora a terra seca. 


Mundo Cretáceo

 

As placas de deslocamento da crosta terrestre abriu grandes clivagens na Laurásia e Gondwana, rasgando-los separados para formar a base dos continentes que conhecemos hoje. O Atlântico começou a se abrir como as Américas eram puxados oeste, longe da Europa e África, mas a Índia ainda não tinha colidido com a Ásia. O Cretáceo segue no Período Jurássico e é seguido do período Paleogeno da era Cenozóica.

 

Araripe Basin

 

Os fósseis do Cretáceo Inferior, cerca de 100 milhões de anos atrás, foram descobertos na Bacia do Araripe do Brasil. Durante esse tempo, a América do Sul estava próximo da África, mas como os continentes gumes para além de um mar interior formado. Ao longo de suas bordas viveu pequenos carnívoros, tais como Mirischia e Santanaraptor, juntamente com grandes dinossauros predadores, incluindo o Irritator estranhamente nomeado. Não herbívoros foram encontrados, por isso é provável que os carnívoros viviam peixes da área. Eventualmente, os sedimentos no fundo do mar tornou-se rock, criando o calcário da mundialmente famosa Formação Santana. 

Criaturas do período Cretáceo:

 


Velociraptor

 

Dinossauros - Velociraptor

Os terópodes carnívoros evoluíram para formas ágeis, caça-pack como o velociraptor, assim como tiranossauros gigantes. Recentes pesquisas mostram que o Velociraptor tinha penas podem ter. Menor do que outros, como dromeossaurídeos Deinonychus e Achillobator, o Velociraptor peru porte, no entanto, partilhava muitas das mesmas características anatômicas. Ele era um bípede, carnívoro de penas, com uma cauda longa, rígidos e uma garra alargada curva em cada pata traseira, que se acredita ter sido usado para matar suas presas.


Mosasaurus

 

Dinossauros - Mosasaurus

Os ictiossauros tinha praticamente morrido do Cretáceo, e seu lugar foi tomado por gigantes lagartos aquáticos chamados mosassauros. Mosasaurus tinha garras como um crocodilo, mas os seus membros eram como remos. Eles viviam em torno de 70-65 milhões de anos atrás na área da moderna Europa Ocidental. Como a maioria dos mosassauros, suas pernas e pés foram transformados em barbatanas hydrofoil-símile, com os membros anteriores maiores que os posteriores. Como seus parentes americanos Tylosaurus e Hainosaurus, Mosasaurus atingem comprimentos de cerca de 15 metros. 


Quetzalcoatlus

 

Dinossauros - Quetzalcoatlus

Os pterossauros evoluíram para criaturas espetaculares como Quetzalcoatlus, que, com sua envergadura de 46 pés (14 m), foi o maior animal que voem conhecido por ter vivido. É muito provável que subiu como um albatroz, apenas bater suas asas longas e estreitas. Como todos os pterossauros mais tarde, tinha uma cauda muito curta. Foi membro do Azhdarchidae, uma família de pterossauros avançados com invulgarmente longa, pescoços rígidos.

A natureza do vôo em Quetzalcoatlus e outros azhdarchids gigante é mal compreendida. Seu método de vôo depende em grande medida o seu peso, que tem sido controverso, com diferentes massas amplamente favorecido por diversos cientistas. Alguns pesquisadores sugeriram que estes animais empregados lento, subindo de vôo, enquanto outros têm concluído que seu vôo foi rápido e dinâmico. 


Espinossauro

 

Dinossauros - Espinossauro

Um gênero de dinossauro terópode que viveu no que é hoje o Norte de África. Enquanto alguns caçadores tinham desenvolvido agilidade e velocidade, outros, como o Espinossauro enorme vela apoiado evoluíram força enorme. Espinossauro pode ser o maior de todos os dinossauros carnívoros conhecidos, ainda maior do que o Tyrannosaurus rex e Giganotosaurus. Estimativas recentes sugerem que ela foi de 12,6 a 18 metros (41 a 59 pés) de comprimento e 7-20,9 toneladas de peso.

Espinossauro é pensado para ter comido peixe, a evidência sugere que ele viveu na terra e na água como um crocodilo moderno.

Fonte: http://www.accelerated-ideas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário