sábado, 21 de maio de 2011

GORGOSSAURO ou NANOTIRANO

 
O gorgossauro (Gorgosaurus libratus também chamado de Nanotirano, do latim "lagarto de Gorgon") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo. Media cerca de 9 metros de comprimento e cerca de 3 toneladas.
O gorgossauro viveu na América do Norte e seus fósseis foram encontrados em Alberta, Montana e Novo México. Ao que tudo indica o gorgossauro era um predador solitário e só andava com outros da mesma espécie em épocas de procriação. O gorgossauro em questões de tempo de duração da espécie foi o tiranossaurídeo que por mais tempo habitou a terra de 83 a 65 milhões de anos atrás.
O ambiente em que o gorgossauro vivia era muito hostil, ele dividiu território com os dromeossaurídeos: deinychus e utahraptor. Além dos também tiranossaurídeos: daspletossauro e albertossauro, que eram um pouco maior que o gorgossauro. O gorgossauro já foi classificado como uma espécie do albertosssauro, chamado de Albertosaurus libratus, porém hoje sabe-se que os dois são espécies diferentes, pertencentes apenas a mesma família. Quanto a isto o gorgossauro herdou às características típicas da família como: cabeça grande e robusta, braços curtos e com dois dedos, dentes grandes, cônicos e grossos feitos para estraçalhar ossos, olfato extremamente aguçado além de uma velocidade boa para seu tamanho.

 

Dados do Dinossauro: 

Comprimento: até 9 m.
Peso: cerca de 3 toneladas.
Altura: até 3,5 m.
Período: cretáceo.
Continente: América do norte em Alberta, Montana e Novo México.
Estado de conservação: extinto (fóssil).

Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Reptilia
Superordem:     Dinosauria
Ordem:     Saurischia
Subordem:     Theropoda
Infraordem:     Tetanurae
Micro-ordem:     Carnosauria
Família:     Tyrannosauridae
Género:     Gorgossaurus

Nenhum comentário:

Postar um comentário