quarta-feira, 11 de maio de 2011

Dinossauros - Período Jurássico

O período Jurássico foi uma época de mudança climática, provocada pelo rompimento do supercontinente Pangea enorme, seca em duas massas menores, e à criação de muitos mares rasos. As temperaturas globais ainda estavam quentes porque não havia calotas polares, mas não houve chuvas muito mais. Áreas de deserto encolheu por causa disso, e grande parte do mundo tornou-se áreas de floresta luxuriante. Essas mudanças claramente vocacionado os dinossauros, que se diversificou em uma grande variedade de espécies durante o período jurrasic. Mas os répteis semelhantes a mamíferos se tornaram extintas, e seus descendentes mamífero foi insignificante para os próximos 140 milhões anos. 

Mundo Jurássico

 

Durante o período Jurássico, grandes movimentos na crosta terrestre está dividida a massa gigantesca de Pangéia, formando Gondwana no sul e Laurásia, no norte. Estes, então, começaram a se dividir em partes menores, divididos por mares rasos quente que fez habitat perfeito para o recife de corais, peixes e répteis marinhos.

Criaturas do período Jurássico:

 


Archaeopteryx

 

Dinossauros - Placerias

A primeira ave conhecida era basicamente um pequeno dinossauro terópode equipado com penas de vôo. Archaeopteryx viveu no Período Jurássico em torno de 150 milhões de anos atrás, no que é hoje o sul da Alemanha durante um tempo quando a Europa era um arquipélago de ilhas num mar quente tropical raso. Muitos dos fósseis archaeopteryx primeiro incluem impressões de penas - entre as mais antigas evidências diretas dessas estruturas. Como essas penas são uma forma avançada (penas de vôo), estes fósseis são evidências de que a evolução de penas começou antes do Jurássico.

 

Diplodocus

 

Dinossauros - Diplodocus

O Jurássico foi a idade da planta gigante comendo saurópodes como o Diplodocus, que cresceu para pelo menos 89 pés (27 m) de comprimento. Estes animais imensos viviam em manadas, como os elefantes modernos. Ele viveu no que hoje é ocidental da América do Norte no final do Período Jurássico. Diplodocus é um dos fósseis de dinossauro mais comum encontrada na Formação Superior Morrison, uma seqüência de sedimentos marinhos rasos e aluvial depositou cerca de 148-155 milhões de anos atrás, no que hoje é chamado de Ciclo Kimmeridgian e Tithonian. 


Ictiossauro

 

Dinossauros - Ictiossáurio

Nadar rápido, isso é o que define os répteis chamados ictiossauros dolphinlike , que floresceram no clima quente do jurássico. Habitavam os mares rasos, onde usavam seus pequenos dentes afiados para pegar peixes. A partir do período Jurássico Inferior era encontrado na Europa (Bélgica, Inglaterra, Suíça). Nem é necessário mencionar sua aparência com os golfinhos modernos, principalmente o "nariz-de-garrafa" e o golfinho-rotador".


Alossauro

 

 Dinossauros - Alossauro



Os pequenos dinossauros terópodes do Triássico deu origem a muito maior, os predadores mais poderosos, como o alossauro. Sua força e enormes mandíbulas podem até ter lhe permitiu matar e comer saurópodes gigantes como o Diplodocus. Allosaurus viveram 150-155 milhões anos atrás durante o período Jurássico. É uma média de 8,5 metros (28 pés) de comprimento, embora fósseis fragmentados sugerem que ele poderia ter alcançado mais de 12 metros (39 pés)! 


Fonte: http://www.accelerated-ideas.com

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário