segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

LOURINHANOSAURUS

O Lourinhanosaurus (lagarto de Lourinhã) foi um gênero de dinossauro terópode carnívoro que viveu durante o Jurássico Superior. Seus primeiros registros foram encontrados em Peralta, próximo a Lourinhã (Portugal) em 1982, mas foi somente descrito em 1998, pelo paleontólogo português Octávio Mateus.

Uma única espécie é descrita até o momento, o Lourinhanosaurus antunesi, nominado em homenagem ao paleontólogo português Miguel Telles Antunes.

                               Ficheiro:Lourinhanosaurus antunesi.jpg

Material


O espécime encontrado em Peralta (ML 370) consiste em um esqueleto parcial, composto por seis vértebras cervicais com seis costelas, cinco vértebras sacrais com as costelas, quatorze vértebras caudais, oito chevrons, os dois fêmures, a tíbia e a fíbula direita, um metatarso, dois ílios, e o ísquio e púbis incompletos, além de trinta e dois gastrólitos.

                             http://0.tqn.com/d/dinosaurs/1/0/c/Q/-/-/Lourinhanosaurus-antunesi-.jpg
Outro exemplar encontrado em Porto das Barcas (ML 555), pertencente a mesma espécie, consiste de um único fêmur.

Além desses espécimes, cerca de 100 ovos (ML 565), alguns deles contendo ossos embrionários, foram encontrados em 1993, na praia de Paimogo. Assinalados a espécie L. antunesi anos mais tarde.

Tanto o holótipo, como os demais registros, estão patente no Museu da Lourinhã.


Paleobiologia

O L. antunesi foi um grande dinossauro carnívoro. O espécime encontrado era um adolescente, medindo 4,5 metros de comprimento e pesava cerca de 160 kg. Um adulto alcançaria os 8 metros, aos 10 anos de idade.


Sistemática


A relação filogenética do Lourinhanosaurus é controversa devido a parcialidade do esqueleto (principalmente pela falta das partes diagnósticas do púbis), e por não haver consenso entre os especialistas. Inicialmente ele foi assinalado entre os Allosauroidea, e mais tarde o aproximaram a família Sinraptoridae. Recentemente, alguns pesquisadores estão favoráveis a idéia de que o L. antunesi não ser um allosauróideo, mas membro da Megalosauroidea, um grupo mais primitivo de téropodes tetanuros.

Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Sauropsida
Superordem:     Dinosauria
Ordem:     Saurischia
Subordem:     Theropoda
(sem classif.)     Tetanurae
Família:     incertae sedis
Gênero:     Lourinhanosaurus (Mateus, 1998)
Espécie:     L. antunesi

Nenhum comentário:

Postar um comentário