sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

AGATHAUMAS

Agathaumas.jpgAgathaumas (grande maravilha) é um duvidoso gênero de um grande ceratopsidae dinossauro que viveu durante o Período Cretáceo Superior da Era Mesozóica do Éon Fanerozóico. Estima-se que mediam 30 pés de comprimento e pesava seis toneladas, foi o maior animal da terra conhecido na época de sua descoberta.
Foi a primeira ceratopsian conhecida pela ciência, embora pouco se sabe sobre ele. A amostra original consistiu apenas de ossos do seu quadril, vértebras e costelas inferiores, e porque estes ossos variam pouco entre as espécies ceratopsid. É provavelmente um sinônimo de Triceratops porque os restos mortais são muito incompletos, que não podem ser seguramente referido como sinônimo de um Triceratops.

História

Os fósseis de Agathaumas foram encontrados primeiramente em 1872 no sudoeste de Wyoming. Eles foram descobertos por Fielding Bradford Meek e Bannister HM, enquanto eles estavam à procura de conchas fósseis, perto de Black Butte e Bitter Creek. Meek e Bannister foram empregados por Ferdinand Hayden Serviços Geológicos e notificados pelo paleontólogo Edward Drinker Cope da descoberta. Foram encontrados enormes ossos salientes das rochas perto de uma usina de carvão. Os ossos foram preservados em areia e também em sedimentos de barro, cheio de gravetos e folhas fósseis, indicando um habitat muito arborizado. Cope mais tarde, em 1873, descreveu o esqueleto como "o fim de um príncipe entre os gigantes."
Mais tarde, em 1872, Edward Drinker Cope publicou uma descrição e nome para o animal, sylvestris Agathaumas, ou "Morador da maravilhosa floresta", em referência a seu grande tamanho e do ambiente revelado nas rochas mesmo seus ossos.
O nome Agathaumas tem sido citado como um exemplo de empolgação de lidar com esta descoberta, que foi, na época, conhecido como o maior animal terrestre que tinha vivido até vários anos depois, com a descoberta do gigante saurópode dinossauro da Formação Morrison.
Edward Drinker Cope e sua equipe recuperou eventualmente ossos do quadril totalmente completos, vértebras sacrais, e várias costelas do animal. Uma vez que estes foram os primeiros restos encontrados de ceratopsian. Cope dúvida do quanto à precisão em que tipo de dinossauro Agathaumas era (e por algum tempo considerava um hadrossauro) até OC Marsh descreveu Triceratops em 1889.
Em um documento de 1889, cope sugeriu que Ceratopsidae deveria ser renomeado em Agathaumidae, devido à escassez de Ceratops permanecentes.

Esqueleto de um Agathaumas

Espécime

  • Agathaumas (Triceratops) sylvestris Cope, 1872; 16 vértebras da cauda, sacro e nas costas, uma pélvis parcial e várias costelas


Outros espécimes
  •     flabellatus A. (Marsh, 1889/Scott, 1900), incluído no Triceratops horridus.
  •     A. milo (Cope, 1874); incluído Thespesius occidentalis.
  •     A. (Breihaupt, 1994); nomen dubium incluído Monoclonius sphenocerus.
  •     A. (Cope, 1874/Hay, 1902); nomen dubium incluído Triceratops horridus.
  •     A. (Marsh, 1890/Lydekker, 1893), incluído no prorsus Triceratops.
  •     A. (Cope, 1890); nomen dubium incluído sphenocerus Monoclonius.

Infelizmente, os ossos da metade traseira do animal não são encontradas, principalmente no diagnóstico ceratópodes e Agathaumas continua a ser uma incógnita. Mas com base em seu tamanho e idade das rochas, que provavelmente foi um Triceratops ou Torosaurus.

Outra Teoria

Em 1897, o artista Charles R. Knight pintou um Agathaumas para Cope, que institui a criação de uma besta que misturou uma face com longos chifres de Triceratops com o do Estiracossauro. A obra foi mais tarde utilizado como base para uma Agathaumas, modelo utilizado no filme de 1925 The Lost World. O Agathaumas tem aparecido em diversas formas desde então.

Classificação científica

Reino:
    Animalia
Filo:     Cordados
Classe:     Reptilia
Ordem:     Ornithischia
Família:     Ceratopsidae
Subfamília:     Ceratopsinae
Gênero:     Agathaumas

Nenhum comentário:

Postar um comentário