sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

XENOPOSEIDON

Xenoposeidon (que significa "estranho ou estrangeiro Poseidon ", em alusão ao Sauroposeidon) é um gênero de dinossauro da ordem dos saurópodes do Cretáceo Inferior da Inglaterra , vivendo a cerca de 140 milhões de anos atrás. Sabe-se de um único vértebra parcial com características fora do comum, ao contrário das de outros saurópodes. Este osso foi descoberto em 1890, mas recebeu pouca atenção até que ele foi encontrado por Universidade de Portsmouth estudante Mike Taylor , que formalmente descritos e nomeados em 2007, com Darren Naish.


Descrição

Xenoposeidon é baseado em BMNH R2095, um parcial posterior vértebra de volta. O espécime não tem a face anterior do centrum ea parte superior do arco neural . O centrum é estimado em 200 milímetros (7,9 in) de comprimento, ea altura da parte preservada da vértebra é de 300 milímetros (11,8 in). O diâmetro médio da face posterior da centrum é 165 milímetros (6,50 in), com uma superfície côncava. Esta concavidade é profundo o suficiente para sugerir que as faces anterior das vértebras desta parte da coluna vertebral do dinossauro teria sido convexo articular-se com tal uma forma.
O espécime apresenta várias características distintas . A base do arco neural cobre o comprimento do centrum e é contínua com a face posterior do centrum. O arco neural se inclina anteriormente a 35 ° e existem grandes áreas de osso featureless na superfície lateral do arco. O canal neural é grande e em forma de lágrima anteriormente, mas pequeno e circular na sua abertura posterior. Os suportes diversos óssea e as folhas que compõem o arco tem uma configuração distinta.


Classificação

Xenoposeidon 's conjunto distinto de características vertebral é diferente daqueles encontrados em outros grupos de saurópodes, que diferem em várias características proporcionais e estruturais. Tão único é a vértebra que quando Taylor e Naish tentou classificá-lo usando um filogenética análise , eles descobriram que, embora um neosauropod , ele não se encaixava "confortavelmente" em qualquer um dos grupos estabelecidos, Diplodocoidea , Camarasauridae , Brachiosauridae e Titanosauria . Xenoposeidon poderia ser um derivado membro de um dos grupos conhecidos, ou pode até representar um novo grupo. Os autores deixaram-lo como um neosauropod de afinidades incertas.

Descoberta e história

Fósseis coletor Phillip James Rufford descobriu a vértebra que seria mais tarde chamado Xenoposeidon em 1890. Ele foi encontrado perto de Hastings , em East Sussex , Inglaterra, em rochas do Grupo Bed Hastings. Esta formação remonta ao Cretáceo Inferior , e está dentro do Berriasian e Valanginian Estágios . Vértebra foi provavelmente a partir da porção Berriasian da Formação Camas Ashdown dentro do Hastings, apesar de informações precisas sobre a localidade e estratigrafia foram perdidos, se tais dados nunca foram gravadas.
A parcial posterior vértebra de volta, catalogados como BMNH R2095, foi brevemente descrito por Inglês naturalista e paleontólogo Richard Lydekker em 1893. Ele pensou que poderia pertencer a Cetiosaurus brevis, mais conhecido hoje como Pelorosaurus conybearei . O osso atraiu pouca atenção ao longo de décadas, sentado em uma prateleira no British Museum de História Natural em Londres para 113 anos. Mike Taylor, um saurópode especialista vértebra, tropeçou nela e se interessou no espécime raro, entrando em uma descrição do mesmo com Darren Naish.
O novo gênero foi anunciado pela primeira vez pela Associação Britânica Paleontológico em 15 de novembro de 2007. O gênero consiste na proneneukos Xenoposeidon única espécie. O nome da espécie significa "inclinados", em reconhecimento do inclinada anterior do arco neural . Essa característica incomum, juntamente com suas outras características distintivas, levou os autores a erguer o novo gênero.

Paleobiologia

Como outros saurópodes, Xenoposeidon teria sido um grande quadrúpede herbívoro . Era relativamente pequeno para um saurópode. Extrapolando a partir da vértebra sugere que o tipo individual de Xenoposeidon poderia ter tido cerca de 15 metros (50 ft) de comprimento e pesava cerca de 7,6 toneladas (8,4 toneladas curtas ), se assemelhava Brachiosaurus , a 20 m (65 pés) de comprimento e 2,8 toneladas (3,1 toneladas curtas), se ele foi construído como o mais longo, mais leve Diplodocus.

Classificação científica

Reino: Animalia
 Filo:
Chordata
Classe: Sauropsida
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropodomorpha
 Infraordem: Sauropoda
Gênero: Xenoposeidon (Taylor & Naish , 2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário