quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

KRYTOPS

Kryptops ("face coberta", significando, em referência à evidência de que o rosto tinha uma cobertura bem-aderente) é um gênero de abelisaurídeo terópode, dinossauros do Cretáceo Inferior do Niger . 
Sabe-se de um esqueleto parcial encontrado na localidade Gadoufaoua no oeste do deserto Ténéré, em rochas do Aptiano - Albiano, idade da Formação Elrhaz . 
Este dinossauro foi descrito por Paul Sereno e Stephen Brusatte em 2008, com uma única espécie até à presente data: a espécie-tipo K. palaios ("velha face oculta").
O holótipo do esqueleto, MNN GAD1, inclui uma maxila (osso do dente-rolamento principal da mandíbula superior), vértebras , costelas e articulada cintura pélvica e sacro , pertencentes a um adulto cerca de 6 a 7 metros de comprimento (20 a 23 pés). Este espécime representa um dos primeiros abelisaurids conhecido, e é notável para a superfície com muita textura da maxila; a presença de pits e impressões dos vasos sanguíneos indica que houve uma cobertura firmemente presa ao rosto, talvez de queratina . Sereno e Brusatte realizada uma cladística análise que constatou que Kryptops ser a mais basal abelisaurid. Isto foi baseado em várias características, incluindo uma maxila texturizada externamente por sulcos impressionado vascular e uma fossa estreita antorbital, que claramente lugar Kryptops palaios dentro Abelisauridae como seu membro mais antigo conhecido.

Classificação científica 

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família:  Abelisauridae
Gênero: Kryptops (Sereno & Brusatte, 2008)
Espécies: K. palaios

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário