segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Paleontólogos acham crânio de 3 m de baleia gigantesca

Uma equipe internacional de paleontólogos encontrou no deserto do sul do Peru o crânio e a mandíbula de um gigantesco e feroz antecessor dos cachalotes modernos, que viveu no local há cerca de entre 12 e 13 milhões de anos e devorava baleias.
 

O crânio tem 3 m de comprimento e uma poderosa mandíbula dotada de dentes superiores e inferiores de até 12 cm de diâmetro e 36 cm de comprimento, que permitiam à criatura destroçar suas presas como fazem hoje as baleias assassinas, segundo um estudo publicado hoje na revista científica Nature.
 

Porém, uma baleia assassina, que mede menos de 9 m de comprimento, parece anã ao lado desta espécie hoje extinta. Trata-se do fóssil maior de cachalote achado até o momento e calcula-se que o tamanho do seu corpo era de entre 13,5 m e 17,5 m.

"Com os dentes e a mandíbula, o animal podia se alimentar de grandes presas e os vertebrados mais abundantes nessa região eram baleias", disse o paleontólogo francês Olivier Lambert, do museu de história natural de Paris, um dos autores do estudo.

A linhagem dos modernos cachalotes se manteve até hoje com um menu diferente, consistente em lulas. O fóssil, em bom estado de conservação, se encontra no museu de história natural de Lima. 

Fonte: http://www.achetudoeregiao.com.br/noticias/dinossauro211.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário