quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

HAPLOCHEIRUS SOLLERS

Haplocheirus sollers é uma espécie de dinossauro terópode do Jurássico Superior da China. É a única espécie descrita para o gênero Haplocheirus.
O Haplocheirus foi encontrado em depósitos da chamada formação Shishugou, na região de Wucaiwan, que pertence a província de Xinjiang.
 Dados de datação absoluta (baseada em isótopos) revelaram que a camada da qual foi retirado esse dinossauro se formou entre 158 e 161 milhões de anos atrás, na parte superior do Jurássico. A partir de um esqueleto praticamente completo do Haplocheirus, Choiniere e colegas puderam observar características compartilhadas entre essa espécie e outros dinossauros de um grupo conhecido como alvarezssauros, incluindo particularidades no crânio, úmero e fêmur. 
Os dinossauros desse grupo tinham como principal característica os membros anteriores bem curtos, similares aos do Tyrannosaurus rex. Os dedos das patas eram ainda mais reduzidos – com exceção do segundo dígito, que tinha uma grande garra. Até hoje não se tem uma ideia exata de para que servia esse dígito. Algumas hipóteses sugerem que eles serviam como forma de defesa; outras defendem que os alvarezssauros eram cavadores e que elas serviam com esse intuito.


Representação artística do ‘Haplocheirus sollers’

Classificação científica
A pata do 'Haplocheirus sollers'

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Sauropoda
Superordem:     Dinosauria
Ordem:     Saurischia
Subordem:     Theropoda
Superfamília:     Alvarezsauroidea
Família:     Incertae sedis
Gênero:     Haplocheirus (Choiniere et al., 2010)
Espécie:     H. sollers


Nenhum comentário:

Postar um comentário