sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

ONG libera 4 mil filhotes de tartaruga no oceano em um ano


Tartarugas foram soltas no litoral do Piauí e do Maranhão.
Previsão para 2013 é superar este número, afirma instituição.

Do Globo Natureza, em São Paulo


Membro de ONG leva tartaruga para ser liberada no mar (Foto: Divulgação/Projeto Tartarugas do Delta)

Cerca de 4 mil filhotes de tartaruga foram liberados no mar em 2012 no litoral dos estados do Piauí e do Maranhão, segundo um balanço feito pela ONG Tartarugas do Delta, divulgado nesta quinta-feira (21). A previsão para 2013 é superar este número, aponta a instituição.

A ONG, que atua no Delta do Parnaíba, prevê que os filhotes da próxima temporada reprodutiva das tartarugas na região nasçam entre 12 e 20 de março. "Só vai ser possível falar em média de nascimentos no meio do ano", disse a instituição, através de sua assessoria.
Desde 2011, a média de soltura por ano aumentou de 2,4 mil para 3,5 mil filhotes na região. Mais de 19 mil bebês-tartaruga foram liberados no litoral do Piauí e do Maranhão desde o início do projeto, há sete anos.
Além de proteger e monitorar as tartarugas marinhas, com o objetivo de acabar com o risco de extinção das espécies que habitam a região, a ONG promove capacitação de professores de escolas no Delta do Parnaíba, para conscientização sobre educação ambiental.


Crianças que participam de projeto de ONG liberam filhotes de tartaruga na praia (Foto: Divulgação/Projeto Tartarugas do Delta)

Ativistas cuidam de tartaruga no litoral; mais de 4 mil filhotes foram libertados no Delta do Parnaíba em 2012 (Foto: Divulgação/Projeto Tartarugas do Delta)

Membros de ONG liberam filhotes de tartaruga no mar (Foto: Divulgação/Projeto Tartarugas do Delta)


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário