quarta-feira, 3 de agosto de 2011

SATURNALIA TUPINIQUIM

Saturnalia é a denominação de um dinossauro encontrado no Brasil pelo cientista Max Langer. Foi um dos mais antigos dinossauros encontrados até hoje, tendo vivido entre 227.4 a 220.7 milhões de anos atrás, no periodo triássico. Ele tinha cerca de 2 metros de comprimento e 50 kg de peso.
O Saturnalia foi descoberto no Rio Grande do Sul, no Sítio Paleontológico Sanga da Alemoa, região da paleorrota (O geoparque da Paleorrota (Paleoroute em inglês) ou Rota Paleontológica está situado no centro do estado do Rio Grande do Sul no Brasil, cuja área contém diversos fósseis do tempo em que havia apenas o continente Pangeia. Principal área de Geoturismo do estado). Depois, recebeu um nome em 1999 com um nome em guarani. Mais tarde foram descobertos outros dois exemplares fósseis, incluindo uma mandíbula e um dente, que já haviam sido encontrados.

Classificação

A natureza primitiva do Saturnália, combinado com sua mistura de Sauropodomorpha e características de terópode, torna difícil de classifica-lo. O paleontólogo Max Cardoso Langer e colegas (1999), na descrição do gênero, definiu como Sauropodomorpha. No entanto, em um artigo de 2003, Langer notou que as características de seu crânio e da mão eram mais semelhantes ao do grupo irmão dos Sauropodomorfos, os terópodes e que levaria o Saturnália na melhor das hipóteses ser considerado um membro da linhagem-tronco da Sauropodomorpha , e não um verdadeiro membro do grupo.
José Bonaparte e seus colegas, em um estudo de 2007, concluíram que o Saturnália é muito semelhante ao primitivo Saurischia Guaibassauro. Bonaparte colocou os dois na mesma família, Guaibasauridae. Como Langer, Bonaparte concluíu que essas formas podem ter sido Sauropodomorpha primitivo, ou um conjunto de formas de próximo ao ancestral comum dos Sauropodomorfos e terópodes. Em geral, Bonaparte descobriram que tanto o Saturnália e o Guaibassauro são mais semelhantes aos terópodes do que os Prosauropodas.

Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Reptilia
Superordem:     Dinosauria
Ordem:     Saurischia
Subordem:     Sauropodomorpha
Família:     Guaibasauridae
Subfamília:     Saturnaliinae
Gênero:     Saturnalia
Langer, 1999
Espécie:     Saturnalia Tupiniquim
Langer, 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário