terça-feira, 30 de agosto de 2011

Brasil, a terra dos dinossauros

por Julia

Imagino como devem ter ficado surpresos os homens que encontraram os primeiros ossos de dinossauros… O mais antigo fóssil de dinossauro documentado na história foi há cerca de dois mil anos, na China. Mas, naquela época, ninguém sabia o que era um dino e muita gente acreditou que se tratavam de ossos de dragões! Já pensou como eles devem ter ficado assustados?!
No Brasil, há várias referências do século XIX e algumas de meados do século XX sobre achados de restos fósseis de dinossauros. Porém, muitos foram separados das coleções originais da época e hoje se sabe que nem todos eram ossos de dinos, vários eram de outros répteis.
O primeiro dinossauro genuinamente brasileiro foi o Staurikosaurus pricei, descoberto em rochas do período Triássico, no Rio Grande do Sul. Ele foi encontrado pelo arqueólogo brasileiro e filho de americanos, Llewellyn Ivor Price (1905-1980). Staurikosaurus significa “lagarto do Cruzeiro do Sul” e pricei é uma homenagem ao seu descobridor.
Até hoje existem 22 espécies de dinossauros descobertos em solo brasileiro, o que representa apenas uma pequena fração das quase 900 espécies conhecidas no mundo todo. Ainda assim, isso faz do Brasil um ótimo lugar para procurarmos novos fósseis. Encontrá-los depende de muita coisa: do solo, do clima (do passado e dos dias de hoje) e das formações geológicas. Mas, diante do que já foi encontrado e das possibilidades, muita gente acredita que o Brasil ainda vai ser considerada a terra dos dinossauros.
Um livro interessante para vocês aprenderem um pouco mais sobre os dinossauros brasileiros é O guia completo dos dinossauros do Brasil (Editora Peirópolis, 224 páginas), de Luiz Eduardo Anelli, professor do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. As ilustrações com as prováveis formas dos dinossauros brasileiros foram feitas a partir da análise de seus registros fósseis por Felipe Alves Elias.

Fonte: http://mordeeassopra.globo.com/platb/julia/2011/08/09/brasil-a-terra-dos-dinossauros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário