domingo, 21 de agosto de 2011

Cientistas encontram fóssil de primeira fêmea de lagarto grávida

Cientistas encontraram na China um fóssil de 120 milhões de idade que seria da primeira fêmea de lagarto grávida. 

Fóssil de corpo inteiro da primeira fêmea de lagarto grávida encontrada na China (a cabeça está à esquerda, no topo)
Fóssil de corpo inteiro da primeira fêmea de lagarto grávida encontrada na China 
 

Completo e com 30 centímetros de comprimento, seria o mais antigo de uma fêmea de lagarto grávida já descoberto, com mais de uma dezena de embriões.
Os pesquisadores do University College de Londres, envolvidos no estudo, afirmaram que, quando morreu, a fêmea de lagarto estava apenas a dias de ter os filhotes, durante o período Cretáceo.
A descoberta é especialmente interessante para os pesquisadores pois mostra um réptil que da à luz filhotes ao invés de botar ovos. Apenas 20% dos lagartos e cobras vivos atualmente têm filhotes desta forma.
"Não pensei muito no fóssil quando o vi pela primeira vez", disse a professora Susan Evans, do University College de Londres, uma das autoras da pesquisa.
Uma outra análise mais detalhada do colega de Evans, Yuan Wang, da Academia de Ciências da China, indicou que havia restos minúsculos de pelo menos 15 embriões quase totalmente desenvolvidos.
"Quando examinei no microscópio, pude ver todos estes bebês", afirmou Evans. "Esta espécie é a mais antiga fêmea de lagarto grávida que já vimos."
"Isto implica adaptações fisiológicas, como fornecimento de sangue adequado para os embriões e casulos muito finos, ou nenhum casulo, para permitir o fornecimento de oxigênio", acrescentou a professora.
O fóssil está tão bem preservado que até os dentes minúsculos dos embriões podem ser vistos. 

MARINHOS
 
A fêmea de lagarto foi identificada como uma espécie de Yabeinosauro, um lagarto grande e relativamente primitivo. A pesquisa foi divulgada na revista especializada "Naturwissenschaften".
O fóssil veio do nordeste da China, de um grupo de rochas sedimentares famoso, o Jehol, onde já foram encontradas centenas de espécies de dinossauros, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Até o momento, os registros de restos como esse encontrado recentemente apenas mostravam exemplos de lagartos marinhos que podiam dar à luz a filhotes.
Cientistas pensavam que, em répteis extintos, esta forma de ter filhotes estava restrita apenas a espécies aquáticas, como o ictiossauro. Estas criaturas seriam capazes de se mover sem dificuldade pela água, mesmo durante a gravidez.
"Nós sabemos que este lagarto vivia perto da água e pensamos que é provável que eles eram capazes de nadar mesmo se vivessem em terra", afirmou Evans.
"Isto faria sentido, pois uma fêmea de lagarto grávida ficaria menos limitada por carregar seus filhotes. Ela seria capaz de escapar para a água se um dinossauro faminto se aproximasse", acrescentou a pesquisadora. 

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário