terça-feira, 5 de julho de 2011

Répteis

Coral (ofídio)
Os répteis constituem uma classe representada atualmente por mais de 6 mil espécies, um numero muito menor do que o do seus ancestrais dinossauros que dominaram o planeta na era Era Mezozóica.  Essa “Era dos Répteis”  durou cerca de 180 milhões de anos terminando a 65 milhões.
Os répteis representam o primeito grupo de vertebrados bem sucedidos na conquista efetiva do meio terrestre, o que se deveu a varias importantes adaptações. A pele é seca, sem glândulas e completamente impermeável,  com a camada externa de escamas ou placas córneas formada por uma proteína, a queratina. A respiração é exclusivamente pulmonar, mesmo nas espécies aquáticas, e os pulmões são muito mais eficientes do que a dos anfíbios, pois apresentam, alvéolos complexos, com grande superfície para trocar gases.
Além disso os répteis na grande maioria, são ovíparos produzindo o chamado ovo terrestre, pois sua reprodução não depende mais do meio aquático. Tais ovos tem uma característica  menbranosa resistente, que pode estar calcificada. Armazenam no seu interior água e grande quantidade de substancias nutritivas que garantem o desenvolvimento dos embriões, bem protegidos de fatores ambientais. Os embriões que dependem do meio unicamente para trocar de gases respiratórios através da casa porosa dos ovos, desenvolvem anexos: o âmnio, o córion e a alantóide. Os répteis são portanto primeiros amnotas, ao contrário dos anfibios, anâmnios. Uma importante adaptação bioquímica à vida terrestre é a eliminação de ácido úrico (uricotelismo), como principal excreta nitrogenada, sob a forma de uma pasta branco-amarelada. O ácido úrico, insolúvel em agua requer mínima quantidade de agua para ser eliminado ao contrario da uréia, muito solúvel, que é excretada dissolvida em grande volume de líquido. isso proporciona uma vantajosa economia de agua para os animais terrestres, sempre sujeitos a desidratação.

Estrutura e Função: 

Iguana (escamado)
Os répteis podem ser escamados , a maioria, ou placóides. Osescamados, caso das cobras e dos lagartos, têm o corpo todo recoberto por escamas córneas. Melhor  proteção mecânica tem no entanto os placóides, dotados de grossas placas córneas caso dos crocodilianos (jacarés e crocodilos)  e dos quelônios (tartarugas e cagados). Nestes últimos as placas podem soldar-se a ossos, formando uma carapaça dura e compacta. A novidade no sistema digestório é a presença de dentes, que podem estar firmemente implantados em alvéolos e, nas cobras, ser especializados a inoculação de veneno todas as espécies possuem cloaca.  A circulação é dupla, incompleta, como nos anfíbios pois o coração tem dois átrios e apenas um ventrículo. Nos crocodilianos já existem dois ventrículos, e não ocorre a mistura de sangue e venenoso no interior do coração mais apenas fora dele, no cruzamento das duas grandes artérias que saem  uma de cada ventrículo. Nesse caso a circulação é dupla e completa.  Os rins são do tipo metanefro, pois suas unidades excretoras filtram o plasma sanguíneo, removendo dele e não do celoma, as substâncias tóxicas.

Reprodução: Na sua grande  maioria os répteis são animais de sexos separados e ovíparos. Algumas espécies são ovovivíparas nessas, o ovo, por ocasião da postura, já contem um filhote praticamente formado, que logo o abandona tornado-se independente. É o caso de muitas cobras e lagartos são vivíparos, dando a luz filhotes prontos. A fecundação é sempre interna, e os órgãos copuladores dos machos são cecos que ficam protegidos no interior da bolsa cloacal.

Grupos de Répteis: 

Tuatara
Os répteis são representados por apenas 5 grupos , sendo um deleso dos rincocéfalos, com apenas uma espécie atual o Tuatara (Sphenodon punctatum), que habita a Nova Zelândia. Ele é um curioso animal que mede cerca de 60cm e ainda mantém muitas características dos répteis primitivos, como um pequeno olho atrofiado na região superior do crânio (olho pineal) e uma linha de escamas espinhosas dorsais erécteis.
Os lacertílios são lagartos, muito diversificados , com adaptações aos mais diferentes meios. Merecem destaques as pequenas lagartixas; os grandes Dragões de komodo, quem medem cerca de 3 metros e chegam a pesar mais de 100 quilos; calangos, tejus, iguanas , camaleões, sinimbus e ainda as cobras-de-vidro e as cobras-de-duas-cabeças, que são ápodes e por isso costumam ser confundidas com as cobras verdadeiras do grupo ofídeos.
Tartaruga Tigre d´Agua
Os quelônios incluem todas as tartarugas, marinhas e de agua doce; os jabutis terrestres, os cagados, predadores exclusivo de agua doce. Todas as tartarugas possuem quatro patas e bico córneo na boca. A maioria apresenta casco duro , que protege as partes moles do corpo e também serve de camuflagem contra predadores. é dividido em duas partes: a superior, chamada carapaça e a inferior, denominada plastrão. O formato do plastrão ajuda a identificar machos e fêmeas. Desprovidas de dentes, as tartarugas se alimentam de frutas e folhas embora algumas também comam carne. a lentidão com que se movem, não permitiu que se tornassem predadores de sucesso, ainda que as tartarugas marinhas consigam capturar pequenos peixes e crustáceos.
Cascavel
As cobras são apresentadas com os lacertílios pela presença de escamas, pela cloaca em posição transversal (fenda transversal) e pela grande mobilidade da mandibula, proporcionada pela articulação do osso  quadrado com crânio e a mandíbula (dupla articulação). Fala-se então em quadrado móvel ou estreptostilia, que possibilita uma abertura bucal, de quase 180 graus. Além  disso, as duas metades da mandíbula são livres, independentes  e não soldadas medianamente, como nos lagartos e demais vertebrados. Isso permite uma grande abertura da boca também em plano lateral, facilitando a deglutição. As cobras são predadores muito ativos, alimentando-se preferencialmente de roedores. Presas grandes pode ser facilmente engolidas, ois além da ampla abertura bucal, as cobras tem faringe bastante elástica e , ao longo do tronco, as costelas não delimitam tem uma cavidade torácica, pois não existe o esterno, o osso ventral  da cintura escapular que nos demais vertebrados une ventralmente as costelas.

Fonte: http://maravilhasdocerrado.wordpress.com/animais/repteis-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário