terça-feira, 26 de abril de 2011

Cobra-Cega: a cobra que na verdade é um anfíbio

Todos os anfíbios ápodes (sem pernas) recebem o nome de cecília. Existem aproximadamente 55 espécies. Todas elas possuem o corpo comprido, muito fino e de forma cilíndrica. As espécies mais longas que medem cerca de 90 cm, têm pouco mais de 2 cm de diâmetro.
Esses animais vivem em todas as regiões tropicais, menos na Oceania e na República Malgaxe. São bastante difíceis de observar e estudar. Vivem em redes de túneis a 90 cm ou mais de profundidade, alimentando-se de moluscos, vermes e até cobras pequenas. Engolem a presa inteira e sabe-se de casos em que se comem uns aos outros. Possuem um tentáculo protrátil muito sensível entre o olho e a narina.


Dados do anfíbio:

Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Gymnophiona (Apoda)
Família: Caecilidae
Comprimento: até pouco menos de 1 m


Características:

Como todos os anfíbios, a cobra-cega leva uma vida dupla - primeiro na água e depois em terra firme. Algumas espécies fazem exceção. Quando a larva sai dos ovos, vive na água, é vegetariana e respira por brânquias externas. Depois de passar por diversas transformações (metamorfoses), passa a ter respiração aérea. Respira o ar com um pulmão só. Respira também pela pele que é úmida e coberta de muco.



Boca dentada:

Alguns com escamas mesotérmicas implantadas na pele.

Fonte: www.achetudoeregiao.com.br

2 comentários:

  1. oi na minha casa tem aparecido muita cobra cega
    quase todoa os dias eu tenho matado uma nao sei da onde vem essas cobras, por um acaso a gente corre algum risco com esses bichos peconhentos envadindo a minha casa? eu tenha gatos e cachorros em casa eles correm algum risco tambem? por gentileza pode me enviar algum comentario sobre isso pelo o meu mail. que é ( magdabeatriz1@gmail.com) muito obrigado AT Magda.

    ResponderExcluir
  2. Olá Magda! É necessário confirmar se o animal é realmente uma cobra-cega, para tanto aconselho vc a chamar o corpo de bombeiros ou um agente ambiental. Mas, em se tratando de um anfíbio não há risco para o ser humano e nem para os seus animais domésticos. Salvo alguns anfíbios que apresentam peçonha, mas creio não ser o caso.

    É recomendado, como disse antes, que um profissional avistando o animal e sabendo de qual grupo se trata dê uma opinião mais coerente, pois é necessário a confirmação do animal. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir