sexta-feira, 8 de abril de 2011

Recordes animais

Qual é o mamífero mais lento?


Com uma velocidade de 0,16 km/h, os representantes da família das preguiças-de-três-dedos, que habitam a América do Sul, se locomovem muito lentamente – e com considerável esforço. Já nos galhos das árvores (o seu verdadeiro hábitat), os animais são um pouco mais ágeis, alcançando cerca de 0,27 km/h.

Qual é o animal mais veloz em terra?


Em corridas curtas, o recorde é do guepardo: em pequenas distâncias, este felino selvagem alcança uma velocidade de até 120 km/h. Em trechos mais longos, entretanto, o guepardo é obrigado a descer um degrau no pódio e entregar seu título ao antílope americano, que consegue manter uma velocidade média de 88 km/h por grandes distâncias.

Qual é o animal mais veloz no ar?


Na queda livre vertical, um falcão-peregrino atinge velocidade máxima de cerca de 350 km/h. A velocidade mais alta já registrada foi de 389 km/h.

Que animais nadam mais velozmente?


Com velocidade máxima de 111 km/h, o marlim é o nadador mais veloz entre os peixes. O mamífero marinho mais rápido é a orca, que alcança 55 km/h. Entre as aves, o recorde é do pingüim-gentoo, com 27 km/h.

Quem dá os maiores saltos?

Pequeno grande animal: os recordistas desta modalidade são as pulgas. Em um salto, as campeãs mundiais em salto a distância conseguem vencer distâncias 200 vezes maiores que o comprimento do próprio corpo.

Qual é o mamífero terrestre mais pesado?


Com uma altura média de 3 m a 3,7 m e com um peso de 4 t a 7 t, o elefante africano é o mamífero mais pesado em terra. Às vezes, os elefantes machos adultos alcançam uma altura de 4 m e ultrapassam o limite de 7 t.

Qual é o maior mamífero terrestre?


Este recorde é da girafa: os machos chegam a medir 5,5 m de altura. Mas, como a maioria dos mamíferos, esses habitantes da savana africana também têm sete vértebras cervicais em seu pescoço longo – entretanto, elas são bem maiores.

Qual é a maior serpente?


Duas espécies brigam pelo título: a sucuri gigante e a píton reticulada. Alcançando no máximo 9 m, a sucuri gigante não é mais comprida que a píton reticulada, que, em casos raros, pode chegar a 10 m de comprimento; com seus 150 kg de peso vivo, no entanto, ela é bem mais encorpada que a sua concorrente. Por isso, é considerada a maior e mais pesada serpente do mundo.

Qual é o maior animal marinho?


A baleia-azul alcança um comprimento médio de 35 m e chega a pesar 130 t. Portanto, ela é o maior mamífero marinho do mundo. A recordista de peso foi uma fêmea capturada em 1947 em águas antárticas, com 27,6 m e 190 t.

Qual foi o maior dinossauro?


Durante muito tempo, o braquiossauro foi considerado o maior dinossauro do mundo, com seus 13 m de altura, 25 m de comprimento e cerca de 70 t. Hoje, outros fósseis encontrados sugerem a existência de dinossauros bem maiores: o argentinossauro, o sismossauro, o puertassauro e o superssauro ultrapassam o antigo recordista, com um comprimento estimado de mais de 40 m. Contudo até hoje não foram encontrados esqueletos completos desses gigantes.

Qual foi o maior inseto que já existiu?

Os maiores insetos que já existiram foram libélulas gigantes, cuja envergadura podia chegar a 70 cm. Esses insetos gigantes viveram entre 320 a 250 milhões de anos atrás.

Qual é o menor mamífero?


Os detentores do recorde de miniatura entre os mamíferos são o morcego-nariz-de-porco e o musaranho-pigmeu. O pequeno morcego mede de 29 mm a 33 mm da cabeça ao tronco, tem uma envergadura de 13 cm a 15 cm, e pesa apenas de 1,7 g a 2 g. O musaranho-pigmeu é igualmente minúsculo, com 30 mm a 35 mm da cabeça ao tronco, 25 mm a 30 mm de cauda e pesa aproximadamente 2 g.


Que tamanho têm as maiores conchas?


Como o nome já indica, as ostras gigantes são as maiores conchas do mundo, com um comprimento de até 1,4 m e pesando 500 kg. Esses enormes moluscos habitam os recifes de corais da região indo-pacífica.

Que animais vivem mais tempo?


As esponjas da espécie Scolymastra joubini podem atingir uma idade de até 10.000 anos. Esta idade avançada foi calculada por pesquisadores com base em seu consumo baixo de oxigênio e nas grandes dimensões desses animais sedentários de taxas metabólicas muito baixas. Assim, estas esponjas gigantes, que podem atingir uma altura de 2 m e um diâmetro de até 1,7 m, são os animais mais velhos do mundo.

Qual é o animal mais forte?


Em termos proporcionais, é provável que o vencedor seja o besouro-rinoceronte. Este inseto troncudo consegue carregar um fardo 850 vezes maior que o seu próprio peso.

Que insetos formam os maiores enxames?

Os maiores enxames são formados por gafanhotos do deserto. Um enxame observado em 1954 no Quênia cobriu uma área de cerca de 200 km2. Estima-se que nessa gigantesca nuvem de insetos havia 50 milhões de indivíduos se locomovendo em apenas 1 km2. Sendo assim, o enxame inteiro era composto de mais ou menos 10 bilhões de insetos.

Quais os insetos mais barulhentos?


A cigarra africana produz os ruídos mais altos entre os insetos: a uma distância de 50 cm, o seu estrídulo ainda atinge 106,7 decibéis. O canto das cigarras desempenha um papel fundamental na comunicação, na escolha do parceiro e, possivelmente, também na defesa territorial desses insetos.

Qual é o animal mais exigente na escolha de seus alimentos?


Em termos de alimentação, é provável que o coala seja o mais exigente. Ele se alimenta quase que exclusivamente de folhas de eucalipto, assim como da casca e dos frutos dessas árvores. Esse gourmet só chega a considerar como alimento 70 – apenas de cinco a dez – das cerca de 200 espécies. Além disso, dia após dia, os coalas examinam com cuidado vários quilos de folhagem para ingerir somente 0,5 kg de folhas. Eles procuram por folhas mais velhas, que contêm menos substâncias tóxicas do que as novas.

Que aves voam mais alto?


A maior altura alcançada por uma ave em vôo já registrada foi de 11.300 m: em novembro de 1973, um abutre-manchado colidiu com um avião comercial no espaço aéreo sobre a Costa do Marfim.

Quais os animais mais barulhentos?


Os sons mais altos do mundo animal são emitidos pelas baleias-azuis e pelas baleias-fin: os tons de baixa freqüência destes mamíferos marinhos alcançam 188 decibéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário