segunda-feira, 28 de março de 2011

MUÇURANA

Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Serpentes (Opthidia)
Família: Colubridae
Características: (Pseudoboa cloelia)
Comprimento: até 2,40 m
Coloração negro-chumbo nos adultos, na região dorsal
Alimentação: Alimentam-se de preferência de jararacas

Em todas as partes do mundo encontram-se cobras ofiófagas, isto é, cobras que se alimentam de cobras. A mais famosa delas, porém, é a muçurana, que vive nas Américas Central e do Sul, da Guatemala até o Brasil.
A muçurana tem geralmente de 1,50 a 1,60 m de comprimento, mas pode atingir até 2,40 m. Sua coloração varia com a idade. Quando jovem é rósea e, quando adulta, negro-chumbo ou azulado. Na região ventral tem uma coloração branco-amarelada. O habitat preferido das muçuranas, como de várias outras cobras, são as matas de vegetação rasteira, fechada.
As jararacas são seu "prato" predileto, mas, na falta delas ou de outras cobras, satisfazem-se até com pequenos mamíferos. A muçurana ataca as outras cobras prendendo-as na boca com seus fortes dentes (de 10 a 15). Cravando-os preferencialmente no terço anterior do corpo da vítima, enrosca-se rapidamente nela, matando-a por constrição. Em seguida, ingere totalmente sua presa. 

Fonte: www.achetudoeregiao.com.br

2 comentários:

  1. Encontrei uma dessas em casa, em Brasília, no ParkWay. Deve ser a muçurana mesmo, pois tinha a pela escura com escamas em losangos. Fiquei amedrontado e a matei. Pareceu-me um tanto mansa. Se soubesse que não era tão perigosa poderia tê-la capturado e levado para algum local.
    Hilton. Brasília, DF

    ResponderExcluir
  2. É normal nos assustarmos quando vemos uma cobra. O ideal é manter a calma e ligar para o serviço ambiental, polícia florestal ou corpo de bombeiros, geralmente eles tem pessoas treinadas para lidar com répteis.

    É também possível seguir algumas dicas para verificar se a cobra é ou não peçonhenta. Além do mais a cobra so atacará o ser humano se sentir ameaçada ou for submetida a situações estressantes.

    Aqui no blog você encontra algumas dicas de como lidar com as cobras e diferenciá-las.

    ResponderExcluir