sábado, 26 de fevereiro de 2011

JARARACA ILHOA


Nome científico: Bothrops insularis

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Serpentes
Família: Viperidae
Género: Bothrops
Espécie: B. insularis

Distribuição
Esta serpente só existe na Ilha da Queimada Grande, na Costa do Estado de São Paulo, Brasil.

Alimentação
Por viver isolada numa ilha, esta espécie desenvolveu hábitos muito próprios, como subir às árvores para apanhar aves, ou para comer os seus ovos, únicas fontes de alimento disponível. Esta espécie também desenvolveu hábitos alimentares diferentes da maioria das cobras, uma vez faz refeições muito espaçadas por não haver muito alimento disponível.

Estado de conservação
Em geral, não corre grandes riscos de desaparecimento, por esta zona ser vedada por completo ao público, só estando autorizada a visita à Marinha Brasileira e a investigadores autorizados. Estima-se que possam existir entre 5000 e 6000 destes animais nesta pequena ilha. O veneno desta espécie é muito mais forte que o das jararacas continentais, tendo já dado origem à morte de muito incautos que, ignorando os avisos existentes na ilha, se aventuraram na sua exploração.

Reprodução
As jararacas são ovovivíparas, portanto as crias desta espécie já nascem completamente desenvolvidas e prontas para caçar ao fim de algumas horas. Normalmente, e por ninhada nascem, cerca de 12 pequenas serpentes.

Tamanho
Os animais desta espécie costumam ter até 1,0 m.

Fonte: http://www.bicharada.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário