sábado, 26 de fevereiro de 2011

JABUTI

Características

Répteis da ordem dos Quelônios, da família dos testudinideos. São animais que possuem casco convexo - carapaça bem arqueadas - e pernas grossas. A carapaça é uma estrutura óssea formada pelas vértebras do tórax e pelas costelas. Funciona como uma caixa protetora na qual o animal se recolhe quando molestado. É revestido por escudos (placas) córneas. Os jabutis podem chegar aos 70 cm de comprimento aos 80 anos -
aproximadamente o seu tempo de vida, mas também podem atingir o 100 anos.
O jabuti-piranga (geochelone carbonaria) é de colorido mais vivo que o jabuti-tinga (geochelone denticulata). O primeiro possui duas variedades: os que habitam a caatinga nordestina possuem cabeça vermelha e escamas vermelhas nas patas, enquanto a outra tem cabeça amarela e escamas vermelhas nas patas. O peso do G. carbonaria -cabeça e patas vermelhas- pode chegar em torno de 18 Kg, enquanto a outra (cabeça amarela) pode chegar aos 40 kg. Há uma semelhança muito grande de carbonaria cabeça amarela com a G. denticulata, a diferença é que a denticulata tem cabeça e patas amarelas, nariz preto e coloração mais clara.

Predadores

Na natureza, os que mais perseguem os jabutis são: raposa, teiús, cachorro,sarigue e ratos. Em cativeiro, a creche tem que ser protegida com tela paranão entrar ratos, cachorros, entre outros animais.

Habitat e Localização Geográfica:


Jabuti-piranga (Geochelone carbonaria) pode ser encontrado pelo Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil. E o jabuti-tinga (Geochelone denticulata), menos comum, pois só existe na região amazônica (florestas densas).


Classificação:

FILO: Chordata
CLASSE: Reptilia
ORDEM: Chelonoidis
SUBORDEM:Cryptodira
FAMILIA: Testudinidae
GÊNERO:Geochelone
NOME CIENTÍFICO: Geochelone carbonaria
NOME EM INGLES: Red-footed Tortoise
NOME COMUM: Jabuti-piranga
        Geochelone carbonaria


Classificação:

FILO: Chordata
CLASSE: Reptilia
ORDEM: Chelonoidis
SUBORDEM:Cryptodira
FAMILIA: Testudinidae
GÊNERO: Geochelone
NOME CIENTIFICO: Geochelone denticulata
NOME EM INGLES: Yellow-Footed Tortoise
NOME COMUM: Jabuti-tinga 
       Geochelone denticulata


Reprodução 


Os jabutis só estão aptos a reproduzir a partir dos seis anos de idade. Eles reproduzem com facilidade e o acasalamento ocorre na primavera quando o macho sobe na fêmea (a concavidade de seu plastrão ajuda no equilíbrio) e ele introduz seu pênis (que fica guardado em sua cauda) na cloaca dela.


Os machos nesse período, ao caminhar encaixados sobre as fêmeas, tendem a pôr o pênis em contato com o solo, que se for abrasivo pode resultar em graves feridas. Durante este processo o macho normalmente vocaliza, emitindo sons característicos.
A desova geralmente começa de Abril a Junho (varia de lugar) e nesse período os machos devem ficar em outro local para não perturbar as fêmeas. No ato da postura. Quando os jabutis estão cavando o buraco e encontram dificuldade causada pela terra dura, urinam com intermitência para molhar e facilitar a cavação; o odor da urina atrai o macho e esse monta tentando cruzar, motivo de sua retirada antecipada. O local não deve ser alagado; a terra úmida e muito sombreada causa podridão dos ovos (falta temperatura).




A topografia deve ser plana e a terra frouxa (arenosa) para facilitar a cavação. No momento da postura procuram camuflar o ninho, ou seja, fazem ninhos embaixo de plantas, folhas, capim, etc. Passado o período da postura o local onde foi posto os ovos deve permanecer sem animais para não compactar o chão (piso). O pisoteio forma uma camada dura dificultando a saída dos filhotes. O jabuti-piranga (geochelone carbonaria) da cabeça vermelha e patas vermelhas põe de 2 a 5 ovos, enquanto o cabeça amarela põe de 10 a 15 ovos por vez, igualmente ao jabuti-tinga ( geochelone denticulata). Nesta época deve haver muita atenção do assistente (empregado) para apanhar os ovos que ficam fora dos buracos e enterrá-los em local apropriado sempre na posição correta. Geralmente o buraco que as fêmeas cavam não cabe mais que 10 ovos. Os ovos devem ficar cobertos com 5 cm de terra (arenosa) e nunca deixar o ninho totalmente exposto aos raios solares.

 

Fonte: http://www.geochelone.com.br/bras/caracteristicas.cfm

Nenhum comentário:

Postar um comentário