terça-feira, 21 de maio de 2013

Veterinários recorrem à acupuntura para recuperar tartarugas nos EUA

Animais foram prejudicados pelo frio no nordeste do país.
Técnicas mais modernas falharam no tratamento dos répteis.

Da AP

Agulhas de acupuntura tentam melhorar fluxo sanguíneo de tartaruga (Foto: AP Photo/Rodrique Ngowi)

Veterinários norte-americanos recorreram à acupuntura na tentativa de salvar tartarugas marinhas de espécies ameaçadas que adoeceram na costa do país.
O objetivo da técnica é reduzir o estresse, melhorar o fluxo sanguíneo e fortalecer o sistema imunológico – efeitos que a acupuntura, comprovadamente, provoca nos humanos. No entanto, a acupunturista Claire McManus ainda não sabe se a técnica vai funcionar.
saiba mais
Hospital veterinário de universidade atende animais com acupuntura
“Não há muita literatura disponível sobre acupuntura em tartarugas, então estou me baseando em como tratamos outros animais e humanos”, afirmou.
O problema das tartarugas começou quando elas chegaram a praias da região da Nova Inglaterra, no nordeste do país, em busca de comida. A temperatura caiu bruscamente e os animais, que não têm sangue aquecido como o dos mamíferos, ficaram imóveis durante dias.
Somente 242 animais puderam ser salvos, e foram levados para o Aquário da Nova Inglaterra para tratamento. Além da hipotermia, os répteis sofriam de problemas como pneumonia e desnutrição.
As tartarugas foram tratadas com as melhores tecnologias veterinárias disponíveis, que vão desde rações enriquecidas a antibióticos e tratamento com laser. Recuperadas, elas puderam ser devolvidas à natureza.
No entanto, 14 indivíduos não responderam bem ao tratamento e ainda apresentam dificuldades de mobilidade que não os permitiriam sobreviver na natureza. É para recuperar esses animais que os especialistas em acupuntura foram acionados.

Acupunturista Claire McManus observa as pacientes inusitadas (Foto: AP Photo/Rodrique Ngowi)

Veterinários recorreram à acupuntura depois que técnicas mais comuns falharam (Foto: AP Photo/Rodrique Ngowi)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário