quarta-feira, 1 de maio de 2013

Os Crocodilos de Água Salgada Comem Tubarões na Austrália?

Ataques de tubarão nas praias do norte tropical da Austrália não preocupam mais, o problema é outro bem pior... Crocodilo de água salgada segura um tubarão pela boca 


Crocodilo de água salgada segura um tubarão pela boca


O surfista salva-vidas Col Sparkes sorri irônico: "Eu não estou muito preocupado com isso", diz ele. "A história diz que não há mais tubarões por aqui porque os crocodilos comeram todos eles."

Sparkes pode estar brincando, mas a sua intenção é muito séria. Não são os tubarões que preocupam um homem que já patrulha a areia e o surf do extremo norte de Queensland há quase quatro décadas, ou as letais águas-vivas que mantêm as pessoas fora da água durante seis meses por ano.

Sparkes acredita que os crocodilos de água salgada - alguns medindo até 4 metros de comprimento - agora representam a maior ameaça para um dia em família na praia.

"Não havia 'crocs' quando eu comecei a salvar vidas, mas agora estamos tendo aparições mensais", diz ele. "Eles foram vistos cruzando a 50 metros da costa e tomando banho de sol nas praias."

No ano passado um "saltie" (como são carinhosamente chamados os crocodilos de água salgada da austrália), medindo 3,5 metros levou um cão em um riacho que corre na popular Praia de Kewarra, ao norte de Cairns.

"Nossa grande preocupação é que uma criança possa ser levada", diz Sparkes. "Se as coisas continuarem do jeito que estão, eu acho que isso será inevitável."

O gerente regional dos Salva-vidas surfistas do Norte de Queensland é um dos 12 membros em um novo corpo da comunidade criada pelo governo do estado esta semana para enfrentar o que é visto como um problema crescente. Apelidado de "croc squad", seu conselho irá aumentar os planos de gestão de crocodilo recentemente introduzidos.

O grupo inclui os deputados locais, vereadores e criadores de crocodilo que apoiam a remoção de salties de cursos de água da região.

Sparkes culpa o aumento dos crocodilos para a queda no número de crianças que se alistam nos populares programas de atividades infantis dos clubes que salvam vidas. Em um evento de crianças recente em Cairns, um crocodilo apareceu poucos minutos após os jovens nadadores sairem da água.

Sparkes não chega a defender um retorno ao abate - que terminou na década de 1970, mas argumenta que o pêndulo tem oscilado para muito longe da segurança pública. Riachos e poços de água que ele costumava nadar quando era menino, agora são zonas proibidas por causa dos crocodilos, diz ele.

Pela mesma razão, durante a temporada das águas vivas, os salva-vidas júnior não podem mais treinar nas proximidades de Lake Placid. Em vez disso, eles usam um lago artificial.

"Se você voltar para a década de 1970, quando foram abatidos a maioria dos crocs, isso significava que a maioria dos grandes foram mortos", diz Sparkes.

"Nós já temos 40 anos de crescimento e isso significa que há crocs que tem cerca de 4 metros.

"Quer se trate de crianças nadando, surfando ou andando de caiaque em um rio, eles querem fazer isso sem o medo de um ataque de um crocodilo.

"A maioria das pessoas da comunidade só quer os crocs fora de nossas praias para que eles possam curtir um bom dia e se sentirem seguros."

Sparkes apoia a elaboração de um plano de longo prazo para controlar os números através da captura de crocs e enviá-los para fazendas de criação de crocodilos.

"Temos que começar a colocar a segurança pública na vanguarda", ministro do Meio Ambiente Andrew Powell disse ao Courier-Mail de Brisbane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário