quarta-feira, 10 de abril de 2013

Dinossauros se desenvolviam dentro do ovo com rapidez


AFP

A descoberta na China de embriões de dinossauros do período Jurássico inferior, em fases diferentes de desenvolvimento, apresenta novas informações sobre o crescimento desses gigantes, de acordo com um estudo publicado na revista Nature.



Uma equipe internacional liderada por Robert Reisz, da Universidade de Toronto, no Canadá, traz ao público a descoberta de um depósito natural contendo cerca de 200 ossadas que datam de 190 a 197 milhões de anos atrás na província chinesa de Yunnan.

"Estamos abrindo uma nova janela sobre a vida dos dinossauros. É a primeira vez que temos a oportunidade de estudar o crescimento embrionário dos dinossauros", explicou Robert Reisz. "Os resultados terão grande impacto na nossa compreensão da biologia desses animais", continuou.

O sítio de Lufeng possui cerca de 20 indivíduos da espécie Lufengossauro, um sauropodomorfo de pescoço longo, o dinossauro mais comum nesta região durante o período Jurássico inferior. O Lufengossauro adulto media aproximadamente oito metros.

Os embriões de dinossauros são geralmente encontrados em ninhos individuais e oferecem o estudo de apenas um momento no estado de desenvolvimento. Os ossos desarticulados encontrados na China vinham provavelmente de diversos ninhos contendo dinossauros em diferentes estados embrionários e deram aos pesquisadores a possibilidade de estudar um modelo de crescimento.

A equipe se concentrou no maior osso embrionário, o fêmur. Comparando o tamanho de fêmures nos diferentes estados de desenvolvimento, os pesquisadores perceberam uma curva de crescimento constante e rápida. Esse crescimento rápido pode indicar que os sauropodomorfos, família de dinossauros herbívoros famosa pelo seu tamanho imenso, tinham curto período de incubação.

Os pesquisadores também notaram sinais que mostram uma ativação muscular antes da eclosão dos ovos. "Isso sugere que os dinossauros, como os pássaros modernos, se mexiam dentro de seus ovos", informou Reisz. "É a primeira que que isso pôde ser provado nos dinossauros".

De acordo com os pesquisadores, "essa capacidade de crescimento rápido continuava após a eclosão, explicando a característica dos sauropodomorfos de chegar a um tamanho adulto mais significativo que outros dinossauros contemporâneos, e em alguns casos, de chegar a proporções gigantescas".

Apenas cerca de um metro quadrado do depósito de ossadas foi exumado até agora.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário