segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ULBRA PVT016

ULBRA PVT016 é o nome temporário de uma espécie de dinossauro descoberta pela equipe de paleontologia da Ulbra de Cachoeira do Sul, liderada pelo paleontólogo Sérgio Furtado Cabreira.

Diferentemente de outros quatro exemplares encontrados no Brasil e na Argentina, que também seriam da mesma época, o ULBRA PVT016 possuía a cintura pélvica semelhante a dos dinossauros que surgiram posteriormente.

Descoberta

Em 2004, numa escavação para buscar restos mortais de animais pré-históricos, pesquisadores da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) encontraram o fóssil do ULBRA PVT016 no município de Agudo, região central do Rio Grande do Sul. Entre os ossos encontrados está parte do crânio, a mandíbula, os dentes, vértebras de todas as partes do tronco e da cauda, e os membros anteriores e posteriores (pernas e braços).

Anatomia

Com base no fóssil, os pesquisadores traçaram um perfil da espécie. Os dentes indicam que ele era carnívoro e provavelmente se alimentava de pequenos anfíbios, rincossauros e cinodontes. O ULBRA PVT016 era bípede, possuía aproximadamente 50 centímetros de altura, 1,5 metros de comprimento e pesava cerca de 12 quilos. Possuía um pequeno chifre sobre o osso nasal, que poderia ser usado para disputar a liderança do grupo, constituir bandos ou em rituais de acasalamento.

Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Reptilia
Superordem:     Dinosauria
Ordem:     Saurischia
Subordem:     Theropoda

Nenhum comentário:

Postar um comentário