segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ICTIOSSAUROS

Os ictiossauros (do latim científico Ichthyiosauria) constituem uma ordem de répteis marinhos extintos que, de acordo com a teoria da evolução, teriam surgido no início do Triássico Inferior, extinguindo-se um pouco antes da extinção dos dinossauros, no início do Cretácico superior. Os ictiossauros teriam hipoteticamente atingindo o pico de desenvolvimento durante o Jurássico e após o seu desaparecimento foram, teoricamente, substituídos pelos plesiossauros. O primeiro esqueleto completo de um ictissauro foi descoberto em 1811 no sul de Inglaterra por Mary Anning.

Os ictiossauros mediam entre 2 a 3 metros de comprimento (mas podiam atingir 15 m), tinham um focinho longo e afilado e barbatanas caudais e dorsais tal como os peixes.
Chaohusaurus, considerado um tipo muito primitivo de ictiossauro

Apesar disto, estes animais eram répteis, e semelhanças com os peixes resultam supostamente, de acordo com a teoria da evolução, de evolução convergente de estruturas análogas. Os ictiossauros eram animais carnívoros e alimentavam-se preferencialmente de cefalópodes mesozóicos como as belemnites e amonites. O estudo da anatomia do olho destes animais sugere que alguns géneros de ictiossauro, nomeadamente o Ophthalmosaurus, possam ter sido mergulhadores de profundidade, como o cachalote hoje em dia.

São bastante parecidos com os golfinhos, pois são muito curiosos e adoram dar saltos fora de água. Provavelmente foram répteis que voltaram à água. Eram vivíparos e tal como os golfinhos os seus filhos nasciam de cauda.

Classificação científica
Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Sauropsida
Subclasse:     Ichthyopterygia
Ordem:     Ichthyiosauria (de Blainville, 1835)

Nenhum comentário:

Postar um comentário