quarta-feira, 4 de julho de 2018

Carnívoro e gigante: nova espécie de dinossauro é descoberta na África

Espécie tinha cerca de três metros de altura e viveu há 200 milhões de anos

FABIEN KNOLL AO LADO DA PEGADA DO DINOSSAURO (FOTO: ARQUIVO PESSOAL/FABIEN KNOLL)

Há 200 milhões de anos, o sul da África era dominado por dinossauros herbívoros e apenas alguns carnívoros. Mas tinha pelo menos um que comia todos eles. É o que descobriu um time internacional de cientistas comandados pelo pesquisador Fabien Koll, da Universidade de Manchester, na Inglaterra.

Em uma região árida do Lesoto, pequeno país no sul da África, o grupo vasculhava uma área que em um passado distante devia ser um leito de rio, quando se depararam com uma pegada. E não era uma qualquer: ela media 57 centímetros de comprimento por 50 centímetros de largura.

O tamanho surpreendeu os pesquisadores. De acordo com seus cálculos, o dono dessa pegada pré-histórica tinha pouco menos de três metros de altura e nove de comprimento. É quatro vezes maior que um leão, atualmente o maior carnívoro da região. “É a primeira evidência de um carnívoro extremamente grande vagando por uma área dominada por herbívoros, onívoros e dinossauros carnívoros muito menores”, afirmou Koll na publicação. “Ele estava no topo da cadeia alimentar”.

Chamada de Kayentapus ambrokholohali, a espécie faz parte de um grupo de dinossauros chamado “Megatheropod”, do qual faz parte os grandes dinossauros carnívoros bípedes, como o famoso Tiranossauro Rex. Até então os registros da época mostravam dinossauros carnívoros com, no máximo, sete metros de comprimento. 


Segundo outra participante da pesquisa, a doutora Lara Sciscip, da Universidade da Cidade do Cabo, a descoberta marca a primeira ocorrência desse tipo de dinossauro de uma época chamada de Jurássico Inferior, no sul de Gondwana, um continente que mais tarde se separaria, dando origem à África. “Existe somente um site conhecido onde se encontram dinossauros desse tamanho dessa época, que é na Polônia”, revela.

Fonte: Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário