sexta-feira, 10 de julho de 2015

Dinossauro astro de 'Jurassic Park' teria penas e asas, aponta estudo

Cientistas fizeram reconstrução de parente do velociraptor.
Fóssil descoberto na China é de maior dinossauro com asas descoberto.

Da France Presse

Imaginado por cineastas como um animal de altura mediana, parecido com lagartos verdes e devoradores de homens, o velociraptor era, provavelmente, bem menor e dotado com asas, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira (16).

Ilustração mostra como seria o dinossauro Zhenyuanlong suni, 'primo' do velociraptor, astro de 'Jurassic Park'
(Foto: Chuang Zhao/Divulgação)

A pesquisa de um primo do velociraptor recém-descoberto, que recebeu o nome de Zhenyuanlong suni, revelou que esses animais extintos provavelmente tinham grandes asas e eram cobertos de penas, de acordo com a pesquisa, que foi publicada na revista "Scientific Reports".

"O verdadeiro velociraptor não era um monstro escamoso verde como em 'Jurassic Park'", diz Steve Brusatte, da Universidade de Edimburgo, à AFP.

"O verdadeiro velociraptor parecia com o Zhenyuanlong: um assassino com penas e assas".
Brusatte e sua equipe fizeram uma reconstrução fóssil do Zhenyuanlong, um dos parentes mais próximos do velociraptor, que viveu na província de Liaoning, no nordeste da China, cerca de 125 milhões de anos atrás.

Trata-se do maior dinossauro com asas descoberto até hoje.

Esqueleto bem preservado do dinossauro Zhenyuanlong suni, descoberto na China
(Foto: Junchang Lü/Divulgação)

O Zhenyuanlong tinha cerca de dois metros de comprimento do focinho à cauda, pesava cerca de 20 quilos e era carnívoro.

"O Zhenyuanlong é um dinossauro que se parece muito com um pássaro", afirmou Brusatte por e-mail à AFP - para além das garras afiadas em suas asas e uma boca cheia de dentes.

O fóssil chinês está tão bem preservado que se pode ver claramente diferentes tipos de penas, incluindo plumas semelhantes a pêlos e grandes penas nos braços.

O Zhenyuanlong teria tido "penas densas" em suas asas e cauda, de acordo com a análise da equipe de cientistas.

"Isso levanta realmente um grande mistério: por que tal animal tinha asas?"
Provavelmente tais asas não serviam para o voo: o Zhenyuanlong era muito grande e seus braços muito curtos para permitir que levantasse voo.

A equipe especula que as asas eram utilizadas para exibição ou para proteger seus ovos no ninho.

"E, talvez, isso signifique que inicialmente as asas nem sequer evoluíssem para o voo, mas para outra função!", afirma Brusatte.

"Alguns anos atrás, acredito que a maioria dos paleontólogos diria que as grandes penas e asas evoluíram para o voo. Mas agora não tenho certeza".

Steve Brusatte e Junchang Lü posam ao lado de fóssil do dinossauro Zhenyuanlong suni, da China
(Foto: Martin Kundrat/G1)

Os cientistas já haviam observado pontos de fixação de pena nos braços dos fósseis de velociraptor, mas sem penas reais - o que não permitia saber o tipo ou tamanho das plumas que tinham, ou para que finalidade serviam.

"Tivemos sorte com Zhenyuanlong. Ele foi encontrado em uma área onde vulcões enterraram os dinossauros, preservando detalhes de suas penas", disse Brusatte.

"O Zhenyuanlong nos aponta como as penas de velociraptor provavelmente se pareciam... Ele teria penas como as do Zhenyuanlong e até mesmo grandes asas nos braços", afirma.
"Ele também seria muito menor do que os reconstruídos nos filmes".

"Um velociraptor real era um pouco menor do que o Zhenyuanlong", acrescenta Brusatte. "Teria o tamanho de um cachorro poodle!", garante.

Os paleontólogos acreditam que os primeiros pássaros apareceram há 150 milhões de anos e eram descendentes de pequenos dinossauros emplumados.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário