domingo, 1 de fevereiro de 2015

Brasileiro descreve novo dinossauro que é 'primo' do Tiranossauro rex

Ancestral do lagarto predador foi encontrado na Venezuela.
Batizado de 'Tachiraptor admirabilis', animal tinha até 2 metros de altura.
 
 
Na ilustração é possível ver o Tachiraptor caçando exemplares de Laquintasaura (Foto: Divulgação/Maurílio Oliveira/Max Langer)
 
Um pesquisador da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, e outros quatro cientistas internacionais descreveram um novo dinossauro considerado “primo” do Tiranossauro rex, mas que viveu na Terra 50 milhões de anos antes do famoso predador.

Fósseis do Tachiraptor admirabilis, o "admirável predador do Táchira", foram encontrados na região da Cordilheira dos Andes, na Venezuela, próximo à fronteira com a Colômbia.

O estudo com as informações sobre o réptil foi publicado nesta quarta-feira (8), no periódico especializado “Royal Society Open Science”.

O achado foi da equipe do brasileiro Max Langer. Segundo ele, o trabalho de pesquisa começou em uma área de escavações na região de La Grita. Lá, em janeiro do ano passado, foram encontrados os fósseis de uma tíbia e o ísquio, osso que integra a bacia.

'Pequeno' carnívoro 
 
O Tachiraptor pertence ao grupo de dinossauros terópodes, animais que tinham duas patas, se alimentavam de carne e geravam filhotes por meio de ovos.

A espécie "venezuelana" podia alcançar entre 1,5 metro e 2 metros de altura, tamanho considerado pequeno – em média, um T-rex em idade adulta atingia 5 metros de altura.

Além disso, viveu no planeta há 200 milhões de anos, no início do período Jurássico. Nesta época, de acordo com Langer, os dinossauros ainda estavam se espalhando pela Terra.

Na imagem divulgada pelo grupo, o Tachiraptor aparece correndo atrás de um grupo de Laquintasauras, um dinossauro de tamanho ainda menor (media cerca de 25 centímetros), herbívoro, e que também viveu na mesma época do ancestral do T-rex.


Pedaços dos fósseis encontrados pelos pesquisadores na região de La Grita, na Venezuela (Foto: Divulgação/Royal Society Open Science)


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário