terça-feira, 2 de setembro de 2014

Neandertais podem ter usado "hashtag" para expressar pensamento abstrato

Padrão semelhante a atual "hasgtag" (#) foi entalhado em Gorham Cave

Um dos maiores debates em arqueologia é se os neandertais eram capazes de realizar expressões abstratas e simbólicas que os humanos modernos pré-históricos demonstraram pintando imagens de animais nas paredes das cavernas.

Possíveis provas para a arte neandertal foram relatadas anos atrás na caverna espanhola de El Castillo, mas os pesquisadores não têm certeza se foram os neandertais ou os humanos modernos que pintaram um disco vermelho na parede 41.000 anos atrás, na época em que os humanos modernos entraram na Europa.

Agora, os arqueólogos que trabalham em Gorham Cave, um antigo refúgio neandertal na costa de Gibraltar, na Península Ibérica, publicaram um relatório na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, com um padrão quadriculado gravado na parece da caverna.

Este padrão, semelhante a atual "hasgtag" (#), foi entalhado de forma profunda, usando algum tipo de ferramenta de pedra, e foi encontrado sob camadas arqueológicas que datam de pelo menos 39 mil anos, mas que contêm traços de ferramentas de pedra que apenas os neandertais fizeram.

A imagem lembra um pouco o padrão geométrico de 75.000 anos encontrado em caverna de Blombos, na África, e os pesquisadores argumentam que é uma prova positiva de que os neandertais eram tão capazes do pensamento abstrato, como os humanos modernos.

Segundo os pesquisadores, o padrão foi feito claramente de forma proposital, e não uma atividade utilitária. Havia uma vontade de produzir um teste padrão abstrato. O estereótipo de neandertais como brutos humanos está agora praticamente desacreditado.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário