quarta-feira, 23 de julho de 2014

Conheça o homem que viveu debaixo d'água por 1 mês

23 Julho 2014
Por Brooke Morton

Construir submarinos que parecem tubarões? Dormir a 20m submerso por um mês? Esse cara fez isso.

Quando seu avô é Jacques-Yves Costeau e você passa a sua infância no navio de pesquisa Calypso, provavelmente não é surpreendente que você tenhha começado o scuba diving com 4 anos de idade. Ou que você pilotou com um submarino com os moldes de um tubarão de 14 pés de design próprio, nadou com tubarões brancos para a série de TV da CBS "Mind of the Demon". Ou até mesmo, você passou um mês no chão do oceano na NOAA Aquarius Reef Base em Key Largo, na Flórida. Essa é a vida do filmaker e explorador do oceano Fabien Cousteau.



A sua irmão lhe chamou de louco por construir Troy, o submarino-tubarão acima. Qual foi a sua inspiração?

A história em quadrinhos do Tintin foi a minha inspiração. Eu queria construir um submarino mais realista possível, para que eu pudesse ver o comportamento natural dos grandes tubarões brancos.

Fabien Cousteau Mergulhando© Kip Evans


Você mergulhou por quatro horas. Por quê?

Mergulhar durante a noite foi a coisa mais arriscada que eu já fiz, mas você tem que ultrapassar alguns limites caso queira saber mais. Toda vez que eu entrava naquele submarino-tubarão, pensava que alguma coisa poderia dar errado. Mas, eu não estava preocupado com os tubarões - apenas com os erros humanos.

Cousteau na frente do Aquarius Habitat© KipEvansMission


Você ficou por 31 dias consecutivos embaixo d'água, a 60 pés. Qual foi a cena mais selvagem que você presenciou?

Nós estávamos no nosso habitat dormindo quando uma das nossas câmeras capturou uma garoupa goliath de 200kg fazendo um som muito estranho e em seguida mordeu uma barracuda de quatro pés de comprimento. Eu nunca tinha visto um comportamento agressivo de uma garoupa assim antes. Outro episódio marcante foi enquanto mergulhávamos à noite. Vimos planctons em massa, girando e brilhando no escuro. Eles parceriam um tornado ou uma tempestade na neve.

Fonte: Redbull

Nenhum comentário:

Postar um comentário