terça-feira, 21 de agosto de 2012

MESOSAURUS

Mesosaurus é um gênero extinto de pararéptil marinhos pré-históricos, que viveram da Era Paleozóica ao início da Era Mesozóica. Os mesossauros apareceram no Período Carbonífero, a cerca de 290 milhões de anos, e tiveram seu auge no Período Permiano. A ocorrência de alguns fósseis indicam que os últimos remanescentes dessa linhagem sobreviveram até o início do Triássico, há cerca de 230 milhões de anos. Quando adultos mediam cerca de um metro de comprimento.



Os mesossauros foram um dos primeiros grupos de répteis a adaptar-se a um ambiente aquático. Tinha corpo hidrodinâmico, patas com membranas interdigitais e cauda longa. O crânio era alongado e a boca estava cheia de dentes muito longos, finos e numerosos. A alimentação do messorauro era carnívora.

Este animal habitou zonas aquáticas do antigo super-continente chamado Pangea. Os seus restos fossilizados encontram-se hoje em dia na África e América do Sul. Em várias cidades do sul do Brasil existem museus com exemplares muito bem conservados, como é o caso do Cenpaleo (centro paleontologico) que está localizado na cidade de Mafra-SC.



São conhecidas 4 espécies de mesossauros uma delas que é encontrada no Brasil designa-se como Mesosaurus brasiliensis (Mac Gregor, 1908), ou "lagarto intermediário brasileiro".



Mesosaurus brasiliensis

O Mesosaurus brasiliensis era um réptil pequeno, com corpo esguio e longa cauda, medindo cerca de um metro quando adulto. Foi descrito e batizado por Mac Gregor em 1908, estudando fósseis encontrados nos folhelhos da Formação Irati, do Permiano superior, coletados pelo geólogo Israel Charles White próximos à estação de Irati, no estado do Paraná. Esses répteis apareceram há cerca de 290 milhões de anos, no Carbonífero, tendo seu auge ocorrido no Permiano. Alguns fósseis indicam que os últimos remanescentes dessa linhagem sobreviveram até o início do Triássico, há cerca de 230 milhões de anos. O primeiro exemplar de mesossaurídeo foi encontrado no sul da África e descrito por Paul Gervais em 1864, que o denominou de Mesosaurus tenuidens.

A ocorrência de um mesmo gênero de pequeno réptil nos dois lados do Atlântico foi logo visto por diversos geólogos e paleontólogos como o próprio Alfred Wegener, como um dos mais fortes argumentos na teoria da deriva continental.

Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Reptilia
Ordem:     Mesosauria
Família:     Mesosauridae
Gênero:     Mesosaurus

4 comentários:

  1. Gostei muito do site, muito legal estão de parabéns!!!! (Laíse Feitosa)

    ResponderExcluir
  2. Olá Laíse, td bem? Muito obrigado por seu comentário, isto que nos impulsiona a continuar postando mais informações, vídeos e artigos. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Aqui em Porto União temos um excelente exemplar, qualquer informação 42 35220649

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir