domingo, 29 de julho de 2012

Tartarugas escapam do frio marinho e aparecem na costa do Uruguai

ONG diz que número de répteis que surgiu em 2012 é dez vezes maior.
Água do mar estaria mais fria que o normal neste inverno.


 Mais de cem tartarugas chegaram na costa do Uruguai nas últimas semanas em um fenômeno que é atribuído ao frio, afirma a organização ambiental Karumbé. Segundo a ONG, a temperatura da água do mar desceu mais que o normal nos últimos dias.

Conhecidas como tartarugas-verdes (Chelonia mydas), os exemplares da espécie apareceram ao longo da costa, que vai desde Montevidéu até o balneário La Pedrera (a 240 km da capital uruguaia). Essa tartaruga habita áreas diferentes do Atlântico e foi classificada como ameaçada de extinção pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza).


Exemplar de tartaruga-verde recebe banho de água aquecida em ONG do Uruguai. (Foto: Andres Stapff/Reuters)

De acordo com Andrés Estrades, um dos diretores da Karumbé, todos os anos aparecem cerca de dez tartarugas vivas na costa devido ao frio. Mas neste ano a quantidade aumentou dez vezes, segundo ele.

Ao menos cem tartarugas foram encontradas na costa do Uruguai nos últimos dias. Segundo ambientalistas, elas escapam do frio. (Foto: Andres Stapff/Reuters)

Uma vez resgatadas, as tartarugas são colocadas em recipientes com água quente, com salinidade, no intuito de observar a existência de outros problemas. Elas alcançam a idade adulta em torno de 30 anos, nascem nas zonas tropicais e vivem na costa do Uruguai – onde se desenvolvem entre os 2 e os 15 anos de idade. No inverno, costumam viajar até o Brasil, em busca de águas mais quentes.

*Com informações da France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário