segunda-feira, 12 de março de 2012

UTAHRAPTOR

O utahráptor (Utahraptor ostrommaysorum) foi uma espécie de dinossauro terópode, carnívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo Inferior da era Mesozoica do éon Fanerozoico. Media em torno de 6 metros de comprimento, 3 metros de altura (dos pés à cabeça) e pesava no máximo 1 tonelada. Sendo assim um dos maiores "raptores" que já existiram no planeta.

Ficheiro:Utahraptor.jpg 
Ficheiro:Utahraptor scale.png
Comparação com um humano
http://images.wikia.com/apexpredators/images/2/20/Utahraptor.png

O utahráptor viveu na América do Norte e seus fósseis foram encontrados em Utah, nos Estados Unidos, como sugere seu nome. O utahraptor é uma descoberta relativamente recente, tendo sido nomeado em 1993.

O utahráptor tinha nos pés garras de até 25 centímetros de comprimento, com as quais prendiam mas principalmente perfuravam e causavam hemorragiais fatais a suas presas, esse tipo de garra é comum a muitos outros membros de sua família e não serviam para retalhar, visto que seu formato não permitia isto, como muitos acham por conta de filmes como Jurassic Park. Seu cérebro tinha evidências de propriedades cognitivas, ou seja, o utahraptor tinha capacidade de resolver problemas.


Classificação científica


Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Reptilia
Superordem:     Dinosauria
Ordem:     Saurischia
Subordem:     Theropoda
Infraordem:     Tetanurae
Família:     Dromaeosauridae
Gênero:     Utahraptor
Espécie:     Utahraptor ostrommaysorum

Nenhum comentário:

Postar um comentário