
O fóssil do espécime encontrado foi de 15,5 centímetros (6,1 in) de comprimento, e uma cauda com 9,5 centímetros (3,7 in), mas segundo os especialitas tratava-se de um juvenil. Até agora este é o único conhecido lagarto capaz de deslizar, embora haja outros animais não relacionadas que também utilizam suas costelas para planar.
Xianglong é uma das poucas criaturas que deslizam usando suas costelas. Outras criaturas, como o esquilo voador e o Sapo Voador Malabar , malabaricus Rhacophorus , tem um anexo de membrana diferentes, para dedos dos pés ou galho em galho. Duas criaturas utilizam da mesma maneira a deslizar, o Lizard hoje Flying (gênero Draco , latina para dragão ) e répteis do Triássico, como o Kuehneosaurus , mas o seu sósia do Triássico viveu mais de 100 milhões de anos antes Xianglong. Apesar dos 11 centímetros (4,3 in), o lagarto pode ter sido bastante ágil no ar, possivelmente para escapar da dinossauros emplumados que conviveram com ele.
Xianglong tinha garras ligeiramente curvas, indicando que era arborícola . Claro, que precisava estar em ordem para entrar em seu "modo de vôo livre". Xu Xing , paleontólogo chinês e um dos descritores de Xianglong, afirma que é possível Xianlong poderia deslizar tanto quanto a metade de um campo de futebol, muito mais longe do que a do Draco moderno.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Ordem: Squamata
Subordem: Iguania
Gênero: Xianglong (Li et al., 2007)
Traduzido do Inglês
Sem referências em PT-BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário