domingo, 4 de setembro de 2011

OFTALMOSSAURO

O Oftalmossauro faz parte de um grupo de répteis marinhos chamados ictiossauros, tinha 5 metros  de comprimento e seu corpo hidrodinâmico se assemelhava ao golfinho. Sua mandíbula quase desdentada foi adaptada para pegar calamares e peixes. Tinha os olhos maiores que qualquer vertebrado. Evidências fósseis, globos oculares cercados por um anel de osso que teoricamente daria apoio contra pressão de água, sugerem que eles caçassem em águas escuras e profundas.
Quando foram escavados fósseis de ictiossauro durante o ano de 1820, paleontologistas foram confundidos pelos ossos da cauda deles, que dobrou de bruços. Ictiossauros eram répteis assim foi pensado já que os rabos deles deveriam ser iguais a de lagartos, retos. O mistério foi resolvido quando alguns fósseis de ictiossauro foram achados com impressões da pele e um esboço de um rabo semelhante ao dos golfinhos.
Foram achados outros fósseis de animais adulto que continham esqueletos completos de bebês. Em alguns, os rabos dos bebês estavam fora e as cabeças ainda estavam na barriga da mãe. Isto indica que os ictiossauros ao dar à luz o rabo saia primeiro para que o filhote não se afoga-se e pudessem ir à superfície para respirar. Baleias modernas e golfinhos fazem isto. Mais de cinqüenta esqueletos de ictiossauros fêmea foram achados com embriões dentro. Poderiam nascer de dois a onze filhotes por cria, embora dois à três filhotes pareciam ser mais habitual.
 
Dados do Ictiossauro:
 
Nome: Oftalmossauro
Peso: Cerca de 3 toneladas
Época: Jurássico à de 165 à 150 milhões de anos atrás.
Local em que Viveu: Costas da Europa e América do Sul.
Tamanho: 5 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Nenhum comentário:

Postar um comentário