quarta-feira, 21 de maio de 2014

Paleontólogos descobrem espécie de crocodilo extinto em São Paulo



Fóssil do crocodilo predador encontrado no interior de São Paulo
Detalhes dos fósseis da presa na barriga do crocodilo
Fonte: Folha

quarta-feira, 7 de maio de 2014

"Pinocchio rex", um tiranossauro de nariz grande, é descoberto na China

O animal, primo do "tiranossauro rex", tinha um focinho 35% mais alongado que outros dinossauros de seu tamanho (Reprodução/ National Geographic)

"Pinocchio rex", uma nova espécie de tiranossauro, de 66 milhões de anos e nariz comprido, foi descoberto em uma escavação no sul da China por cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, divulgou nesta quarta-feira.

O carnívoro de nove metros de altura, que pesava uma tonelada, primo do famoso "tiranossauro rex", tinha um focinho 35% mais alongado que outros dinossauros de seu tamanho e viveu na Ásia durante o período cretáceo (entre 144 milhões de anos e 65 milhões de anos).

Seu esqueleto foi encontrado intacto e muito bem conservado por um grupo de operários em uma rua em construção perto da cidade de Ganzhou, no sul da China.

"Tinha o sorriso com dentes do 'tiranossauro rex', mas seu focinho era longo e fino, com uma fileira de chifres na parte superior", explicou Steve Brusatte, da Universidade de Edimburgo.

"Pode parecer um pouco cômico, mas provavelmente era tão mortal como qualquer outro tiranossauro e talvez inclusive um pouco mais rápido e silencioso", acrescentou o pesquisador, que decidiu apelida-lo de "Pinocchio" por causa de seu nariz embora seu nome oficial seja "Qianzhousaurus sinensis".

Seus dentes mais finos e o esqueleto mais leve levou os cientistas a deduzirem que "Pinocchio rex" caçava criaturas menores, como lagartos e dinossauros com penas.

No entanto, eles ainda não conseguiram explicar porque tinha o nariz tão comprido, embora intuam que devia ter uma maneira diferente de caçar.

"A imagem icônica dos tiranossauros é o 'tiranossauro rex', o maior, o mais sanguinário de todos. Mas esta nova espécie era mais leve, menos musculosa. Rompe os moldes. Talvez tivesse uma mordida mais rápida e caçava de outra maneira", explicou Brusatte.

Os cientistas da Universidade de Edimburgo acreditam que vários tipos de tiranossauros viveram na Ásia durante o período cretáceo, como o "tarbosaurus", um carnívoro de 13 metros que tinha uma mandíbula tão forte que era capaz de amassar os ossos de grandes herbívoros.

Fonte: G1