De acordo com os paleontólogos, as pisadas foram feitas por um saurópode há cerca de 140 milhões de anos
Benjamin Englich, líder da excavação, examina a pegada de um dinossauro em Hannover, na Alemanha. Alexander Koerner/Getty Images |
Em uma pedreira em Rehburg-Loccum, cidade localizada em Hannover, na Alemanha, paleontólogos encontraram mais de 90 raras pegadas de um dinossauro. Segundo os especialistas, a trilha pode ter sido feita por um saurópode entre 135 milhões e 145 milhões de anos atrás. A espécie tinha como característica principal o pescoço comprido.
Para os paleontólogos, a trilha de pegadas foi considerada uma grande descoberta, pois estava completamente preservada. O dinossauro responsável pelos vestígios provavelmente pesava de 25 a 30 toneladas, pois deixou impressões com cerca de 1,20 metro de diâmetro e 43 centímetros de profundidade no solo.
“A forma do pé e do tipo de passo é típica dos dinossauros de pescoço longo. Eles têm pegadas parecidas com as de elefante”, contou Benjamin Englich, diretor da escavação, em entrevista à agência notícias alemã DPA. Além disso, de acordo com os pesquisadores, as impressões que ficaram no solo dão indícios de que o saurópode pode ter deixado mais rastros e, por isso, os paleontólogos removerão uma rocha para continuar a verificação da trilha.
Pegadas de milhões de anos – Apesar de serem raros, não é a primeira vez que os cientistas identificam rastros de dinossauros. Uma descoberta semelhante foi feita em 2009, na França. Na Alemanha, entre 2009 e 2011, outras pegadas de um dinossauro menor foram encontradas perto de Münchehagen.
Os saurópodes foram um dos dois grandes grupos de dinossauros. Além de corpos gigantes, pescoço muito comprido e cabeça pequena, eram quadrúpedes. A alimentação era inteiramente vegetariana. O braquiossauro é o exemplar mais conhecido dos saurópodes.
Fonte: Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário