Animal foi descoberto na China e é precursor das aves modernas.
Estudo revela que estrutura óssea é a mesma da família dos pássaros.
Esqueleto da espécie 'Aurornis xui', que viveu no período Jurássico na China (Foto: Thierry Hubin/IRSNB) |
O Instituto Real Belga de Ciências Naturais descobriu recentemente um esqueleto completo, com características bem preservadas, de um dinossauro precursor das aves pertencente à espécie Aurornis xui.
O animal foi encontrado na província de Liaoning, na China, e acredita-se que ele tenha vivido durante a segunda metade do período Jurássico.
De acordo com os cientistas, que publicaram o estudo na revista "Nature" desta quarta-feira (29), o achado ajuda a entender como as aves evoluíram e aprenderam a voar.
Além disso, a pesquisa revelou que espécies com essa estrutura óssea pertencem à família dos pássaros na escala evolutiva. Os resultados também recolocam o dinossauro alado Archaeopteryx no grupo Avialae, que inclui aves e familiares evoluídos a partir dos répteis gigantes.
O trabalho esclarece, ainda, a classificação e a ramificação de outros pássaros que habitaram a Terra no Jurássico e no Cretáceo. Segundo os autores, a diversificação das aves e dos dinossauros ocorreu na Ásia, durante o Jurássico Médio.
Reconstrução visual de como seria o 'dinossauro alado' 'Aurornis xui' (Foto: Jonica Dos Remedios/IRSNB ) |
Mais uma concepção artística de como seria o animal pré-histórico do Jurássico (Foto: Masato Hattori) |
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário