O Futalognkosaurus dukei é uma espécie de dinossauro descoberta em 2007, cujo nome significa "lagarto gigante chefe", é um gênero de titanossauro. O herbívoro Futalognkosaurus viveu cerca de 87 milhões de anos atrás na Coniaciano, fase do final do Período Cretáceo . Os peixes e restos de folhas fossilizadas no sítio em que foi encontrado, sugerem um clima quente tropical na Patagônia durante este período.
Descoberta
Seus fósseis foram encontrados na província de Neuquén, na Argentina no ano 2000, e foram descritas cientificamente em 2007. O nome do gênero é derivado da língua indígena local Mapudungun e é pronunciado foo-ta-long-koh-SOHR-nos: "futa" significa "gigante" e "lognko" significa "chefe". É baseado em três espécimes fósseis, produzindo cerca de 70% do esqueleto no total. A equipe de fósseis descreveu a descoberta como "o dinossauro mais completo gigante conhecido até agora".
Descrição
Vértebras |
Classificação
Em sua análise filogenética, Calvo e seus colegas descobriram Futalognkosaurus ser um membro do Titanosauridae (ou Lithostrotia , dependendo das definições sendo usado), e mais estreitamente relacionadas com Mendozasaurus . Eles definiram um novo clado para o grupo que contém ambos os Futalognkosaurus e Mendozasaurus, seu ancestral comum, e todos os descendentes, que nomeou o Lognkosauria . Os autores descobriram Malawisaurus a ser o grupo irmão do clado novo. Outra, muito mais tarde membro da Lognkosauria é o colossal Puertasaurus , que pode ser o maior dinossauro conhecidas até agora. Além Futalognkosaurus, outras fauna foi descoberta no site Futalognko, incluindo dois taxa saurópode ainda não descritas, as amostras de Megaraptor , Unenlagia e alguns pleurodiran tartarugas.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropodomorpha
(Sem classificação): Titanosauria
(Sem classificação): Lognkosauria
Gênero: Futalognkosaurus (Calvo, Porfiri, González-Riga, e Kellner, 2007)
Nenhum comentário:
Postar um comentário