Fóssil encontrado em Uchoa (SP) já está em fase final de preparação e ficará exposto no Museu de Paleontologia Pedro Candolo.
Por Carolina Paschoalon*
Vértebra de dinossauro é encontrada no interior de SP — Foto: Arquivo Pessoal |
Segundo o biólogo Leonardo Silva Paschoa, ele e a equipe do Museu de Paleontologia Pedro Candolo, de Uchoa, estavam em uma expedição em uma área que há mais de 100 milhões de anos era terra dos dinossauros.
“Em um barranco tem uma rocha que é da formação muito antiga, então era onde eles [dinossauros] ficavam. Nós sempre voltamos ao local para fazer buscas”, contou o biólogo.
De início, Leonardo pensou que se tratava de uma pedra, mas quando ele e os amigos escavaram a rocha, perceberam que se tratava de uma vértebra de dinossauro.
O pedaço ósseo de dinossauro foi levado para o laboratório do museu para análise, onde foi constatado que se tratava de 20 centímetros da cauda de um titanossauro.
"É muito comum encontrar fóssil dessa espécie na região. Já encontramos outras vértebras, partes do braço. Vamos agora tentar montar uma arte de como seria essa espécie", diz Leonardo.
A espécie é conhecida por ter um pescoço longo e é herbívoro. O fóssil já está em fase final de preparação e ficará exposto no Museu de Paleontologia Pedro Candolo, em Uchoa.
Biólogo Leonado Paschoa com fóssil de titanossauro — Foto: Arquivo Pessoal |
Região tinha o Thanos
Em Uchoa há um museu de paleontologia porque na região há um sítio arqueológico que vem sendo descoberto pelos pesquisadores. Uma das descobertas mais recentes, foi a de uma nova espécie de dinossauro, batizada de Thanos Simonattoi.
Thanatos é um termo grego que personifica a morte e que também dá nome ao vilão Thanos, da franquia de quadrinhos Marvel. Já Simonattoi é uma homenagem ao sitiante Sérgio Simonatto, que ajudou a encontrar o fóssil.
Esta descoberta foi divulgada em dezembro do ano passado. Segundo os pesquisadores, Thanos Simonattoi tinha cerca de 5 metros de comprimento e disputava com outros carnívoros o topo da cadeia alimentar na região de Ibirá há 80 milhões de anos.
A descoberta consiste na primeira espécie descrita para a região de Ibirá e também de dinossauro carnívoro conhecida para o cretáceo da região sudeste.
Dinossauro recém-batizado foi encontrado na região de Rio Preto — Foto: Divulgação |
Fonte: Portal G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário