Tawa hallae é uma espécie de dinossauro terópode que viveu durante o Triássico Superior e foi descoberto no Novo México, Estados Unidos. É a única espécie descrita para o gênero Tawa.
Descoberta
Os fósseis atribuídos ao novo táxon foram descobertos em 2004. O holótipo, catalogado como GR 241, constitui de uma crânio e esqueleto quase completo de um espécime jovem. Fósseis de pelo ou menos outros sete indivíduos foram também escavados no mesmo local. Um desses exemplares, catalogado como GR 242, é quase completo.
Classificação
O estudo referente ao Tawa, colocou este gênero numa posição mais basal do que Coelophysis, um terópode do Triássico e do Jurássico. Entretanto, o espécime é mais avançado do que os primeiros dinossauros conhecidos, como o Eoraptor, Herrerasaurus, e Staurikosaurus. A análise cladística do Tawa e de outros terópodes primitivos indicam que a superfamília Coelophysoidea, um grupo de dinossauros ancestrais, pode ser um agrupamento artificial, pois o novo gênero combina características clássicas d a Coelophysoidea, com características que parecem ser ancestrais aos Neotheropoda. Acredita-se que este gênero seja o táxon irmão de Neotheropoda, um grupo de dinossauros carnívoros que possuiam apenas três dígitos funcionais em seus pés.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: Incertae sedis
Gênero: Tawa (Nesbitt et al., 2009)
Espécie: T. hallae
Nenhum comentário:
Postar um comentário