O guanlong (Guanlong wucaii, dragão de crista) é um ancestral do Tyrannosaurus rex que viveu na China no final do período Jurássico (de 205 a 145 milhões de anos) encontrado em 2006. Media aproximadamente 3 metros de comprimento e 1,5 metros de altura. Além disso, seus membros dianteiros possuiam 3 dedos, diferentemente do Tirannosaurus rex, que tinha apenas dois dedos em cada. O que mais diferencia o guanlong dos demais membros da sua família é que no alto de sua cabeça há uma enorme crista, que os especialistas presumem ser bastante frágil, atribuindo a ela uma função ornamental. O Guanlong wucaii, cujo nome em mandarim significa “dragão com crista de cinco cores”, pode vir a dar respostas sobre os antepassados dos tiranossauros.
Imagem por Dracontes (Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Guanlong_wucaii_head.jpg) |
Este tiranossaurídeo primitivo, o mais antigo que se conhece, possuía pélvis primitiva e outras características parecidas com a de seus descendentes.
Outro fato interessante é a presença de protoplumas em seu corpo, ausentes nos tiranossaurídeos seguintes.
Comparação com um humano |
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Superordem: Dinosauria
Ordem: Theropoda
Superfamília: Tyrannosauroidea
Gênero: Guanlong
Espécie: G. wucaii (Xu et al.)
Fonte/Imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Guanlong_wucaii_head.jpg
Agradecia muito que a imagem que eu produzi me fosse devidamente atribuída como detalhado na descrição da mesma no sítio Wikimedia.
ResponderExcluirOlá Dracontes, bom dia! Créditos já atribuídos, desculpe-nos pelo transtorno que tenha eventualmente causado. Obrigado.
ResponderExcluir