quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

XIANGLONG

Xianglong (que significa "lagarto voador" em chinês) é um gênero de lagarto do Cretáceo descoberto na província de Liaoning da China . É conhecida a partir do LPM 000.666, um único esqueleto completo com impressões de pele. A espécie vem do Barremiano (na era do Cretáceo Inferior), na Formação Yixian, perto de Yizhou. A característica mais notável sobre Xianglong são suas bizarras costelas, oito em cada lado, que foram anexadas a uma membrana de tecido do corpo e permitiu que o lagarto pudesse planar. Foi um  lagarto acrodont, e um sua análise indica que foi agrupado com iguanians, agamines, chamaeleonids e leiolepidines .
O fóssil do espécime encontrado foi de 15,5 centímetros (6,1 in) de comprimento, e uma cauda com 9,5 centímetros (3,7 in), ​​mas segundo os especialitas tratava-se de um juvenil. Até agora este é o único conhecido lagarto capaz de deslizar, embora haja outros animais não relacionadas que também utilizam suas costelas para planar.
Xianglong é uma das poucas criaturas que deslizam usando suas costelas. Outras criaturas, como o esquilo voador e o Sapo Voador Malabar , malabaricus Rhacophorus , tem um anexo de membrana diferentes, para dedos dos pés ou galho em galho. Duas criaturas utilizam da mesma maneira a deslizar, o Lizard hoje Flying (gênero Draco , latina para dragão ) e répteis do Triássico, como o Kuehneosaurus , mas o seu sósia do Triássico viveu mais de 100 milhões de anos antes Xianglong. Apesar dos 11 centímetros (4,3 in),  o lagarto pode ter sido bastante ágil no ar, possivelmente para escapar da dinossauros emplumados que conviveram com ele.
Xianglong tinha garras ligeiramente curvas, indicando que era arborícola . Claro, que precisava estar em ordem para entrar em seu "modo de vôo livre".
Xu Xing , paleontólogo chinês e um dos descritores de Xianglong, afirma que é possível Xianlong poderia deslizar tanto quanto a metade de um campo de futebol, muito mais longe do que a do Draco moderno.


Classificação científica

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Sauropsida
Ordem:     Squamata
Subordem:     Iguania
Gênero:     Xianglong (Li et al., 2007)

Traduzido do Inglês
Sem referências em PT-BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário