sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

THERIZINOSSAURO

Therizinossauro
O therizinossauro (Therizinosaurus cheloniformis, do latim "lagarto foice") foi uma espécie de dinossauro mais provavelmente herbívoro e semi-bípede que viveu no fim do período Cretáceo. Media de 7 a 12 metros de comprimento, 4 ou 5 metros de altura e pesava em torno de 4 toneladas.

O therizinossauro viveu na Ásia e seus fósseis foram encontrados no Deserto de Góbi, Mongólia. Faz parte de um seleto grupo de terópodos herbívoros, no caso, segundo as pesquisas feitas, o therizinossauro era um dinossauro carnívoro a princípio, mas que estava evoluindo para se adaptar a uma alimentação herbívora, por isso em seu corpo estão presentes garras de carnívoros e outros traços comuns nos terópodos.

Embora não tenham sido encontrados esqueletos completos de therizinossauros adultos, muitos ovos foram encontrados fossilizados, permitindo aos paleontólogos conhecer claramente todos os traços do corpo desse dinossauro. Existe também a possibilidade do therizinossauro ter tido penas em seu corpo, mas nada foi comprovado até então.

Este foi, com certeza, um dos dinossauros mais exóticos que já existiram. Além dos braços enormes, cada um com 1,9 metros, possuía as maiores garras já encontradas no planeta, com 80 cm cada.

Classificação científica
A comparação do tamanho do Therizinosaurus com o do humano

Reino:     Animalia
Filo:     Chordata
Classe:     Reptilia
Superordem:     Dinosauria
Ordem:     Saurischia
Subordem:     Theropoda
Infraordem:     Tetanurae
Família:     Therizinosauridae
Gênero:     Therizinosaurus

Nenhum comentário:

Postar um comentário